Unipampa faz chamada a artista para exposição Arte Postal durante o VI SIEPE

Escrito por Aline Reinhardt da Silveira
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está convidando artistas e interessados em Arte a participarem da exposição Arte Postal, que ocorrerá por ocasião do VI Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE). Os trabalhos enviados serão expostos no Campus Bagé da Unipampa de 24 a 26 de novembro, como parte da programação do Salão, além de serem publicados na página do evento. Os trabalhos podem ser enviados até 5 de novembro (mais detalhes abaixo).

O tema da exposição, “Horizontes do Saber”, conversa com a temática do VI SIEPE. Conforme explicam os organizadores da mostra, o produtor cultural da Unipampa, Mauro Lemos, e a artista plástica e organizadora da proposta, Mara Caruso, a escolha do tema remete às novas e diversas possibilidades e suportes que a divulgação científica e a circulação do conhecimento têm na atualidade.
Para a edição do VI SIEPE a comissão organizadora traz uma campanha que trabalha a ideia de difusão do acesso ao conhecimento com elementos que remetem à cartografia e interagem com os conceitos de exploração e navegação. Nas peças da campanha são vistos elementos como rosa dos ventos, com oito pontos representando as grandes áreas do conhecimento, e um mapa-múndi pincelado com três cores – representando ensino, pesquisa e extensão –, numa ideia de borrão que não se prende a definições políticas de fronteiras, e que fortalece a concepção de transbordamento e difusão do conhecimento pelos mais diferentes suportes, físicos ou digitais.
Conforme a artista plástica Mara Caruso, Arte Postal ou Arte Correio é uma manifestação artística que se tornou conhecida nos anos 1960, mas segue até os nossos dias, principalmente pela facilidade de comunicação possibilitada pela web. “A Arte Postal surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte. Seu objetivo também em vários momentos foi veicular informação, apoio ou protesto”, comenta.
Meio de expressão livre, o Artista Postal se expressa com técnicas diversas, como colagens, fotografia, desenho, arte digital, etc. “[na Arte Postal, o artista] pode utilizar como suporte os próprios envelopes com os quais vai remetê-los. Suas mensagens criativas podem ser vistas por muitas pessoas que não iriam a Galerias e Salões”, complementa Mara.
Arte Postal: HORIZONTES DO SABER
Prazo de envio: 5 de novembro de 2014