Cientistas do Pampa

Proposto pelo grupo Cientistas do Pampa da Universidade Federal do Pampa, o projeto Energéticas é desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Elisa Valls em Uruguaiana-RS beneficiando alunas do 3º ano do Ensino Médio. Selecionado pelo edital Elas nas Exatas, este projeto visa a inserção de mulheres nas Ciências Exatas, promovendo rodas de conversa com cientistas, encontros com os familiares das beneficiadas, participação delas na Feira de Ciências da cidade, visitas a laboratórios científicos e oficinas de construção de protótipos de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento das energias solar, eólica e de biocombustíveis. O projeto foi contemplado pelo II edital Elas nas Exatas do Fundo Elas, que é financiado pelo Instituto Unibanco, ONU Mulheres e Fundação Carlos Chagas. Num total de 183 projetos, o projeto Energéticas conseguiu o 2º lugar nacional. Recentemente os resultados e andamento do projeto foram apresentados para a Academia Brasileira de Ciências e uma das atividades foi registrada para o programa “Como Será” da rede Globo.