Gurias na Computação

A exclusão de mulheres em ambientes profissionais e estudantis, a falta de incentivo para seguirem carreira nas Exatas e a cultura masculina criada na Computação são alguns fatores citados para a área ter menos mulheres ao longo dos anos. Nesse contexto, a atividade Gurias na Computação foi criada para incentivar a participação feminina na área da Computação. A atividade é vinculada ao programa de extensão “Programa C: Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração” e tem como público-alvo alunas de escolas da Educação Básica e graduandas dos cursos da área da Computação do município. As ações voltadas às alunas da Educação Básica têm como objetivo apresentar a área da Computação como uma possibilidade para que elas desenvolvam suas carreiras profissionais e, dessa forma, ampliar o ingresso de meninas nos cursos da área. Já as ações voltadas para as graduandas têm como objetivo reduzir a evasão dos cursos de Computação, ampliando, assim, a participação feminina no mercado de trabalho da área de TI e também na academia. Dentre as ações que são realizadas, destacam-se os Encontros Gurias na Computação. O VI Encontro aconteceu no dia 19 de maio de 2018 e abordou o tema “Saúde Mental”. Nesse encontro, a pedagoga do Campus Alegrete, Luci Annee Vargas Carneiro, falou sobre como organizar o tempo pode melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse; representantes do sistema de saúde mental do município participaram de roda de conversa sobre ansiedade; e o educador físico Oreste Batista La Rosa demonstrou como os exercícios de TAI CHI podem ajudar em manter uma boa saúde mental. O encontro representou um espaço para escuta e fala de membros da comunidade acadêmica e externa sobre um tema extremamente relevante. Mais informações em: