INTEGRAÇÃO DE SABERES NO TEMPO UNIVERSIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – 2019

O Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Unipampa – campus Dom Pedrito trabalha o percurso formativo de forma a agregar diferentes visões/saberes. Baseia-se em eixos articuladores que têm a função de garantir uma formação com base na transversalidade e a interdisciplinaridade visando formar para docência, pesquisa, política e gestão, a transversalidade garante que a formação perpasse todo o percurso curricular (UNIPAMPA, 2016).
Neste sentido, é desafiador desenvolver uma proposta de extensão que, articulada com o ensino e a pesquisa, o qual tivesse como foco múltiplas linguagens e experiências junto à comunidade pedritense, exigiu um olhar, uma concepção ampla sobre produção do conhecimento.
Deste modo, compreendendo o papel da curricularização da extensão nos processos de formação de professores, bem como o lugar fundamental dos conhecimentos populares na prática da/do docente da educação do campo, delineamos uma proposta de “acolhimento do semestre letivo 2019 Verão”, pautada em distintas formas de perceber o mundo.
Nesta perspectiva foram eleitos como objetivos das ações de extensão: (i) proporcionar espaços de diálogos sobre diferentes perspectivas na formação de professores; (ii) Trazer outras perspectivas formativas à Educação do Campo e (iii) realizar o acolhimento dos estudantes para o semestre letivo 2019 – verão.
Considerando o regime pedagógico, as diferentes formas de aprender e ensinar e na tentativa de atender aos objetivos propostos realizou-se três ações, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Assim, houve o acolhimento dos acadêmicos, uma palestra “Formação em Educação do Campo” e o evento com o cantor e compositor Pedro Munhoz. A construção das atividades se deu em diálogos com a comunidade.
Com estas ações, formativas teve-se a possibilidade de trabalhar questões sociais que envolvem a comunidade local de forma que os discentes ao longo de seu processo de formação foram incentivados a refletir e sistematizar suas aprendizagens confrontando teoria e realidade.