Universidade: do acesso a permanência

O projeto “Universidade e Comunidade: Do Acesso à Permanência” possui dois objetivos centrais: 1. Contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade de Itaqui-RS sobre as práticas exercidas dentro da universidade com ênfase nas atividades de extensão, já que segundo Rollember (2005), ao longo dos séculos a Universidade passou a assumir papéis sociais cada vez mais marcantes indo além da produção de conhecimento, da formação profissional e da atividade de extensão.Desse modo, esta proposta é desenvolvida através de atividades na comunidade, em especial nas escolas da rede pública de educação, através de espaços de discussões, diálogos e demonstrações do que é desenvolvido na UNIPAMPA.  Trabalhamos de forma didática fazendo uso de tecnologias áudio visuais, contextualizando com o aprendizado obtido dentro da instituição por intermédio dos docentes da Universidade. Buscamos com isso colaborar para que os futuros estudantes acessem mais informações do que lhes aguardam quando estiverem inseridos efetivamente no ensino superior. Implementamos isto através da colaboração de professores da rede pública municipal e estadual do município 2. Objetivamos também colaborar com o aprendizado na UNIPAMPA, através de atividades internas de extensão como minicursos, palestras, oficinas etc., com discentes e docentes. Buscamos com essas atividades colaborar para a construção da interdisciplinaridade, ou seja, visando abranger as diversas áreas de conhecimento presentes no campus e consequentemente auxiliar para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem acadêmica. Para isso, são desenvolvidas atividades extracurriculares capazes de colaborar para o aperfeiçoamento das normativas do meio acadêmico o qual estamos inseridos, além de buscarmos capacitar intelectualmente os estudantes, para que ocorra uma ampliação dos conhecimentos e permanência na Universidade. O projeto Universidade: do acesso a permanência é executado por três professores, 11 estudantes e dois Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa, além de educadores da rede pública estadual de Itaqui. Envolve ao todo 300 pessoas, considerando todos os estudantes que participam das atividades formativas.