PROJETO PAMPEANO

O planejamento do Projeto Pampeano foi iniciado em 2013, com a organização interna e os moldes de como seria colocado em prática para a comunidade acadêmica e externa. Entretanto, foi no ano de 2014 que o Pampeano iniciou sua primeira edição com uma turma-teste de 35 alunos. A partir de 2015, as vagas ofertadas aumentaram para 50.
O principal objetivo do projeto é dar assistência aos membros da comunidade de Santana do Livramento no que tange ao processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O público-alvo do projeto é a comunidade em vulnerabilidade socioeconômica, a fim de fazer com que este grupo seja contemplado com um preparo que facilite a possibilidade de ingresso em um ensino superior público e de qualidade.
O projeto trabalha com uma equipe voluntária em todos os âmbitos: coordenação, organização e professores, totalizando mais de 30 voluntários. São publicados editais para a seleção de cada estrutura do projeto e todos os processos seletivos funcionam sob supervisão do professor Rafael Balardim, que é responsável pela coordenação geral do projeto. O cursinho oferta preparo para todas as áreas que são cobradas na prova do Enem, para isso, trabalha com apostilas digitais criadas e revisadas pelas equipes voluntárias do projeto. O Pampeano é totalmente gratuito e faz uso de auxílios da própria universidade.
Um dos principais objetivos das universidades federais é oferecer serviços que fomentem a evolução dos alunos ao mesmo tempo em que auxiliem e promovam o desenvolvimento da comunidade externa, para isso, há a necessidade de projetos de extensão – tal qual o Pampeano. Além de desenvolver capacidades pessoais, profissionais e culturais nos alunos envolvidos no projeto voluntário, o Pampeano auxilia a comunidade a valorizar a educação como principal modo de mudança da sociedade. Para isso, buscou um público-alvo que necessitava de auxílio para a entrada na universidade.
Desde que o projeto iniciou, foram mais de 200 alunos contemplados com vagas no cursinho (intensivo de Agosto à Novembro, de segunda-feira à sexta-feira, das 19h às 22h). Destes, mais de 60 conseguiram aprovação no ensino superior – público e privado. Além disso, o Pampeano foi indicado à uma premiação no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) como melhor projeto de extensão.
Além de todos os resultados supracitados e do caráter social desempenhado pelo projeto, a divulgação do trabalho voluntário como algo valorativo para quem participa é de suma importância para a sociedade. A comunidade reconhece o esforço desempenhado pelos acadêmicos para fazer com que o projeto se mantenha em constante evolução e isso faz com que todos tenham uma troca de experiências extremamente gratificante.