Programa de Fomento à Criação Artística – Proart 2022

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga a publicação da Chamada Interna 09/2022 – Programa de Fomento à Criação Artística – Estudantes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que nesta edição presta homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A(O) estudante selecionada(o) receberá o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) sob a forma de Bolsa, pago em duas parcelas, sendo que a primeira parcela será de R$ 300,00 (trezentos reais) na implementação da bolsa, e a segunda parcela será de R$ 300,00 (trezentos reais) após entrega da proposta.

As inscrições são totalmente online, no período de 26 de abril a 27 de maio de 2022.

As propostas deverão estar relacionadas ao tema “Semana de Arte Moderna de 22”, conforme recorte abaixo:

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo e teve como objetivo repensar o ambiente artístico e cultural, buscando desvincular esteticamente a produção nacional do modelo europeu.

Como consequência, emerge um novo contexto das artes e da cultura no Brasil, marcado por uma liberdade criadora que rompia com o ideal de perfeição estética vigente. A Semana de 22 foi o marco inicial do movimento Modernista no Brasil.

Desse modo, as propostas submetidas a este edital devem refletir sobre a Semana de Arte Moderna, sua importância e seus desdobramentos, isto é, repensar o papel da arte, rever paradigmas e revelar novas estéticas que representem a(s) identidade(s) cultural(is) do Brasil.

Confira o Edital no link abaixo:

SEI_UNIPAMPA – 0787190 – Edital Proart 2022

Acesse o formulário de inscrição: https://forms.gle/C3a5VYJihRQxCdpx7

Resultado Provisório de Homologação (30/05/2022)
Resultado Final de Homologação (03/06/2022)
Resultado Final (23/06/2022)