Festival Binacional de Enogastronomia celebra cultura, inovação e desenvolvimento na fronteira Brasil–Uruguai

De 5 a 9 de agosto, o Parque Internacional de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) será palco da 9ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia, um dos maiores eventos culturais, turísticos e gastronômicos da região da fronteira. Com público estimado em mais de 100 mil pessoas, o festival promove a integração regional por meio da cultura, da gastronomia e do conhecimento.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participa ativamente do evento desde sua primeira edição, envolvendo docentes, discentes e técnicos em atividades que discutem temas estratégicos para o desenvolvimento regional. A participação da universidade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que oferece bolsas e auxílios para estudantes envolvidos.

Um dos destaques da programação são os Fóruns de Debates Fronteiriços, com 12 encontros temáticos voltados ao turismo enogastronômico sustentável. Entre eles, destaca-se o Fórum de Inovação e Sustentabilidade, coordenado por professores do campus da Unipampa em Santana do Livramento.

O festival também será cenário para a apresentação do projeto do Parque Tecnológico Binacional, que tem como objetivo valorizar o Bioma Pampa no contexto científico e tecnológico da América do Sul. No Espaço de Inovação e Sustentabilidade, startups, universidades e instituições como o Sebrae apresentarão iniciativas nas áreas de biotecnologia, inovação e reflorestamento.

Nas Vitrines Binacionais, o protagonismo será do vinho e da carne, símbolos da cultura e da economia da Campanha Gaúcha e do Uruguai. Além disso, docentes, discentes e TAEs, dos campi Jaguarão e Dom Pedrito estarão presentes em fóruns sobre rotas turísticas, empreendedorismo feminino na gastronomia, ovino-cultura e enologia..

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento:
🔗 fronteirafestivaldeenogastronomia.com

A PROEC reforça seu compromisso com o fortalecimento das ações de extensão e cultura e está à disposição para apoiar iniciativas da comunidade acadêmica.