Cine Pampa conclui terceiro ciclo de filmes e debates

Cinema e compartilhamento de saberes e opiniões. Essa é a tônica do projeto de extensão Cine Pampa, que concluiu o seu terceiro Ciclo de Filmes e Debates, entre os dias 23 e 26 de novembro de 2011, no Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A iniciativa apresenta, a cada mês, um ciclo temático de filmes, e recebe um convidado por dia para comentar os filmes ao final das sessões. Em dezembro, de 14 a 17, ocorrerá o quarto ciclo, cujo tema será Super Heróis, Reflexo da Sociedade.

De acordo com o professor Renatho Costa, o projeto iniciou em setembro de 2011 com o ciclo 11 de Setembro, o dia que mudou a História?, continuou em outubro com o ciclo Business, o Segredo do Sucesso e organizou em novembro o ciclo África, a Luta pela Identidade. Ele diz que o projeto está gradualmente conquistando a atenção da população santanense por duas razões:
– Primeiramente, porque a linguagem cinematográfica está inserida no cotidiano das pessoas, independentemente de idade; e, em segundo lugar, porque a opção por utilizar filmes populares, osblockbusters, acaba agradando ao público pela identificação direta com os atores.

Os ciclos se apresentam como mais uma possibilidade de lazer e entretenimento para a população da cidade, com o diferencial de que os temas abordados transpassam das telas para os debates que seguem ao final de cada exibição, explica o professor Renatho:
– Nesse sentido, o convidado proporciona mais uma perspectiva de entendimento da obra cinematográfica, haja vista contextualizá-la no tempo e espaço, além de expor seu caráter político-social.

Ciclo abordou as questões do continente africano e seus reflexos em quatro filmes (em sentido horário: participações da professora Kamila Rizzi, professor Victor Hugo Burgardt, professor Rafael Ballardin e professor Flávio Lira)

Como resposta ao Projeto Cine Pampa, os acadêmicos também têm prestigiado cada vez mais os ciclos e a média de público dessa terceira edição foi de 40 espectadores. O professor aponta que o público demonstra interesse nos debates, por conta da presença e da interação das pessoas após o final da exibição dos filmes.

Outro aspecto apontado pelo professor Renatho é que o convidado para comentar e debater com o público não precisam, necessariamente, ser docente. A proposta é que o projeto convide pessoas que tenham conhecimento sobre os temas abordados e possam contribuir para o debate. O intuito é fazer com que o Cine Pampa extrapole a comunidade acadêmica.

No Ciclo “África, a Luta pela Identidade”, a exibição dos seguintes filmes:

  • 23/11 – Invictus (dir. Clint Eastwood), convidado Victor Hugo Burgardt
  • 24/11 – Diamante de Sangue (dir. Edward Zwick), convidado Rafael Balardin
  • 25/11 – O Último Rei da Escócia (dir. Kevin Macdonald), convidada Kamilla Rizzi
  • 26/11 – Hotel Ruanda (dir. Terry George), convidado Flávio Lira

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (informações e fotos por Renatho Costa)