Equipe de projeto de extensão viaja a Porto Alegre

Um grupo com 21 integrantes do curso de extensão “Fortalecimento dos Conselhos Escolares” do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) viajou, no dia 1º de novembro, à 8ª Bienal do Mercosul e 57ª Feira do Livro, em Porto Alegre. O objetivo da viagem foi promover a integração da equipe e fortalecer as relações, visto que o curso busca estimular a participação coletiva na gestão dos ambientes escolares.

O passeio teve início na 8ª Bienal, onde foram visitados diversos locais com acompanhamento dos monitores do evento. Às 17h a equipe partiu para a mostra “cidade não-vista”, onde passou por locais que são preparados para que o visitante possa apreciar a partir do tato, dos sons, das palavras e de mínimas intervenções, uma estratégia de observar elementos que passam despercebidos na correria diária . Um dos locais visitados foi a Prefeitura onde, a partir de uma estrutura, os visitantes puderam tocar no relógio do prédio. Também conheceram a Casa de Cultura Mario Quintana, e ao final, o pôr-do-sol na Usina do Gasômetro. Após o passeio turístico, a equipe conferiu a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O curso de extensão, que iniciou em setembro e integra o Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada (PROEXT), acontece todos os sábados das 8h30min às 12h e tem duração até dia 03 de dezembro deste ano. Os trabalhos visam oportunizar espaço para discussão a respeito do envolvimento e integração de cada segmento, buscando qualificar os representantes dos Conselhos Escolares, estimular a integração e ampliar a participação na gestão das escolas. As atividades abrangem estudantes, funcionários, graduandos, pais e direção escolar.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o blog:  www.unipampacs.net/wordpress/conselhosescolares

Rogério Savian para Assessoria de Comunicação Social