GPFis organiza curso para docentes da rede básica em Uruguaiana

Um curso de capacitação oferecido pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia Humana (GPFis) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) vai permitir que os professores de Ciências, Biologia e Educação Física da rede básica de ensino de Uruguaiana usem recursos das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para difundir conhecimentos sobre Fisiologia em seus espaços pedagógicos. O curso de capacitação docente denominado Discutindo a inserção da fisiologia no currículo escolar e metodologias de ensino de ciências é uma atividade do programa de extensão Uso de tecnologias de informação e comunicação para difusão da Fisiologia no contexto escolar e comunitário através da capacitação docente, aprovado no Edital PROEXT/MEC 2011.

Conforme informações enviadas pela professora Pâmela Billig Mello-Carpes, o curso tem por objetivo desenvolver ações que busquem ampliar a difusão da Fisiologia através do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de experimentação científica para integrar os professores com as novas metodologias de ensino. A organização do curso envolve docentes, técnicos e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Licenciatura em Ciências da Natureza e dos alunos do curso de Especialização em Educação em Ciências, do Campus Uruguaiana, e do curso de Ciência da Computação do Campus Alegrete. A coordenação está a cargo dos docentes Pâmela Billig Mello-Carpes, Felipe Carpes e a pró-reitora de Graduação, professora Elena Maria Billig Mello, e do técnico analista de TI Patric da Silva Ribeiro, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UNIPAMPA, da Secretaria Municipal de Educação da Uruguaiana e da Coordenadoria Regional de Educação de Uruguaiana.

O curso oferecerá as seguintes etapas:

1. Capacitação para o uso de TICs e Moodle – 80 horas (16h presenciais e 64h EAD – Junho – Julho/2012.)
  2. Curso de Fisiologia, Ciências e Experimentação – 120 horas (48h presenciais e 72h EAD – Agosto – Outubro/2012.)
  3. Seminário de Compartilhamento das experiências – 20 h (Presenciais – Novembro – Dezembro/2012.)

Inscrições

O curso é gratuito e vai oferecer certificação de 200h. Inscrições podem ser realizadas pelo emailcapacitacaodocentes.gpfis@gmail.com até o dia 11 de maio de 2012, informando nome, data de nascimento, RG , CPF e telefone. Para maiores informações entre em contato pelo email ou pelos fones: (55) 81422891 ou (55)99263209. Informações adicionais no endereço http://sites.unipampa.edu.br/gpfis/curso-docentes/.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social