Projeto de extensão analisa avanços sobre sustentabilidade

O projeto de extensão O Bioma Pampa: a proposta da Universidade Federal do Pampa para o desenvolvimento regional, registrado na Instituição no início deste ano, está na fase de elaboração do instrumento de coleta de dados. A aplicação da coleta de dados servirá para obter dados primários junto aos órgãos municipais.

O projeto abrange os Campi São Gabriel e Jaguarão. De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Patrícia de Oliveira Neves, o objetivo é que outros Campi da UNIPAMPA possam executar a proposta. “A ideia é que toda a região de inserção da Universidade possa ser atendida por meio de futuros projetos institucionais voltados para o desenvolvimento sustentável da região”, diz.

A criação do projeto foi motivada a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, considerando a relação entre os pilares sociais, ambientais e econômicos. O objetivo do projeto de extensão é fazer um diagnóstico das demandas sociais, econômicas e ambientais dos municípios de São Gabriel e Jaguarão para, em uma segunda etapa, serem propostos projetos mais amplos, de ensino pesquisa e extensão.

Além da coordenadora Patrícia de Oliveira Neves, a equipe do projeto é formada pelo técnico administrativo Carlos Alberto Xavier Garcia, pelos docentes do Campus São Gabriel Ana Júlia Teixeira Senna, Ricardo Ribeiro Alves, Ítalo Filippi Teixeira, Luciana Borba Benetti, Nara Rejane Zamberlan dos Santos e Jefferson Marçal da Rocha; pelos discentes do Curso de Gestão Ambiental Cíntia Barboza Libel, Muriel Pacheco Posser e Paulo Fabrício Blanco, e também pela professora Jane Schumacher, do Campus Jaguarão.

Com informações de Patrícia de Oliveira Neves, Caroline Rossasi para Assessoria de Comunicação Social