CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REALIZADA PELA UNIPAMPA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO À COMUNIDADE

A UNIPAMPA tem por finalidade precípua a educação superior e a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, integradas no ensino, na pesquisa e na extensão.No município de Uruguaiana-RS, a quantidade de cães soropositivos para Leishmaniose são preocupantes. Conforme a Vigilância Ambiental em Saúde, em 2016 foram positivas 76,96% das amostras testadas para leishmaniose; em 2017 foram 81,52%; em em 2018 foram 56,92%. Nos últimos anos 72,69% dos animais testados foram positivos para a doença, sendo urgente buscar estratégias para orientar a população para identificar, prevenir e combater os fatores de risco, visando melhorar a qualidade de vida de todas as espécies e do ambiente. No Brasil, a utilização de plantas constitui-se em uma prática cultural muito utilizada na medicina popular. Atualmente seu uso também é reconhecido e promovido pelo Ministério da Saúde, através de políticas públicas de governo, como o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Existem plantas bioativas, com potencial de repelir insetos transmissores de doenças, como o vetor da leishmaniose, dengue, zika e chikungunya. Neste contexto, o cultivo de plantas repelentes nos pátios das casas, empresas e escolas surge como alternativa ambientalmente correta de controle dos mosquitos. Plantas bioativas como a citronela dentre outras, tem potencial de repelir o transmissor da leishmaniose, da dengue, zika e chikungunya, constituindo uma alternativa simples, barata e eficiente, devendo ser incentivada junto à população. Assim, a Unipampa campus Uruguaiana realiza periodicamente ações junto à escolas e à comunidade em geral, buscando conscientizar a população quanto à gravidade da situação e ao uso de plantas repelentes em benefício da saúde humana e saúde animal, ajudando no combate aos mosquitos transmissores de leishmaniose, dengue, zika e chikungunya, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população local.