Agenda Cultural 2023 – julho I

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulga a Agenda Cultural da região.

Para divulgar seu evento aqui, basta enviar as informações pelo formulário -> https://forms.gle/s5uRXs5k4HypSRMM8

01 a 02/07 – Piratini

Expo Camaquã – Tecendo os Fios do Pampa

Ocorre nos dias 1º e 2 de julho, no município de Piratini, a 12ª Expo-Alto
Camaquã. A edição deste ano ocorre no Palácio do Governo Farroupilha,
localizado na cidade e terá, como de costume, exposição de artesanato, moda
em lã, gastronomia com degustação de receitas com carne ovina, preparo de
doces e salgados caseiros e apresentações musicais.

O evento é uma realização da Associação para o Desenvolvimento Sustentável
do Alto Camaquã (Adac). A entidade foi fundada em 2009 a partir da união de
diversas representações que registraram a marca Alto Camaquã.

A marca representa uma identificação de produtos e serviços gerados na
região do Alto Camaquã que compreende os municípios de Bagé, Caçapava
do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado
e Santana da Boa Vista.

(informações de Marcelo Pimenta e Silva – Jornal Minuano – link abaixo)

Local: Palácio do Governo Farroupilha – Piratini

Horário: a partir das 9h

01/07 – São Borja

Dia D especial da Campanha de Políticas sobre Drogas

🫱🏻‍🫲🏼 A programação acontece neste sábado (01/07), das 13h às 19h, no Parcão.
👊🏼 Convida a família e amigos e prestigie as atrações especiais da tarde:
🎶 Apresentações musicais com o
Show da Banda Stereo Blue e o Grupo de Samba e Pagode Sem Preconceito;
💃 Apresentação artística da Escolinha de Música Musicar e da Invernada do CFTG Farroupilha;
🌭 Distribuição de cachorro quente e refrigerante;
🧉 Mateada;
🚔🪖 Exposição de veículos, materiais e serviços das Forças Armadas e de Segurança;
🚦 Escolinha de Trânsito;
🖼️ Feira de Artesanato;
🛝 Brinquedoteca;
📝 Resultado do Concurso de Redação realizado nas escolas.

Participação gratuita

Local: Parcão (São Borja)

Horário: a partir das 13h

01/07 – Caçapava do Sul

Expo Camaquã – Tecendo os Fios do Pampa

O Clube Recreativo Harmonia, instituição parceira do Geoparque Caçapava, promove dia 01/07 duas Oficinas de Capacitação:
1) Mídias e Redes Sociais e
2) Fotografia.
As capacitações são gratuitas, abertas à comunidade e as inscrições podem ser feitas na hora.
A ação faz parte do projeto “Memórias Cruzadas & Histórias Vividas” apoiado pela SEDAC – RS através do edital.

Local: Clube Recreativo Harmonia

Horário: a partir das 9h

02/07 – Bagé

Sessão Aberta – Planetário da Unipampa

Primeiro domingo de cada mês é dia de sessão aberta do Planetário da Unipampa!!!!!
No próximo domingo, dia 02 de julho, o Planetário da Unipampa vai realizar a sessão aberta do mês de julho.

Serão dois horários às 15h e 16h15.

Quem quiser participar precisa RESERVAR SEU LUGAR pelo WhatsApp (53)3240-3611 (https://wa.me/message/YD5ZJ72TIWTQA1) informando:
– O nome completo e idade das pessoas que irão ocupar lugar na sessão;
– Se algum participante necessita de algum atendimento especial;
A sessão na cúpula é indicada para todas as idades e tem duração de aproximadamente 1 hora!
Qualquer dúvida entre em contato!
Esperamos vocês!!

Participação gratuita

Local: Planetário (Campus Unipampa Bagé)

Horário: 15h e 16h15

03/07 – Alegrete

Sarau  Arte :: Música :: Poesia

Saguão do Campus Alegrete
03/07/2023, segunda-feira, das 17:00 às 18:00

Tem gente se preparando para tocar neste dia! 🎶🎵👀

Traga sua poesia!

06/07 – Bagé

Recital de Professores e Técnicos do Curo de MúsicaO curso de Música da Unipampa oferece neste dia 06 de julho um recital com seus professores e técnicos-músicos.

Quem é aluno do curso de Música da Unipampa está acostumado a conviver e aprender com um time de músicos e musicistas bastante experientes, mas diversos. Vindos de lugares diferentes (inclusive de Bagé e de fora do país) e com diferentes bagagens musicais, diferentes trajetórias profissionais, os professores e técnicos músicos do curso de Música compartilham seus conhecimentos diariamente com os alunos do curso, mas raramente têm a oportunidade de ser vistos tocando juntos.
O curso de Música – Licenciatura da Unipampa convida a todos para, neste dia 06 de julho, embarcar em uma viagem por diferentes repertórios, diferentes sonoridades, diferentes formas de experienciar a música. Um passeio pelos talentos, pelas influências, pela história de cada um destes que trabalham diariamente para formar este caldeirão sonoro do qual nossos alunos se beneficiam cotidianamente.
Da música clássica européia ao chorinho, do tango ao pop, o espetáculo reúne sob palco do Auditório da Unipampa – campus Bagé os servidores do curso de Música da Unipampa para uma breve demonstração do que sabem sobre a paixão que carregam em comum: a música.
E buscando incluir a todos, todo o evento terá tradução simultânea para libras (inclusive as letras das canções).
ONDE: Auditório do campus Bagé da Unipampa
QUANDO: 06/07 às 19h
INGRESSO: Entrada franca

08/07 – Bagé

Rolê Cultural Beneficiente

Nosso grande artista e amigo do coração, @theogomes.arte está passando por algumas adversidades da vida. Então juntamente com o @pulpocozinhacoletiva reunimos uma super equipe de músicos, para um lindo evento com o objetivo de arrecadar fundos para nosso parceiro de caminhada!

O espaço ainda está aberto para quem quiser somar conosco; todo tipo de manifestação será muito bem vinda (quadros para leilão, músicos locais, poesia, teatro, doações para um sebo/brechó entre tantas outras iniciativas), o mais importante de tudo é fazer uma linda noite e conseguir uma quantia que vá tranquilizar um pouco e trazer segurança para que nosso queridão possa fazer seu tratamento direitinho e voltar para sua saúde plena o mais breve possível!
A causa é nobre, então, é só chegar e somar conosco!

Participação gratuita

Local: Rua Ismael Soares (em frente ao Mr Broa)

Horário: vide programação