Rondonistas da UNIPAMPA desenvolvem trabalhos no Estado do Amazonas

No dia 8 de julho iniciaram as atividades do Projeto Rondon 2011 no município de Rio Preto da Eva no Estado do Amazonas. Os trabalhos são coordenados pelo Ministério da Defesa e tem a participação de aproximadamente 400 estudantes de instituições de ensino superior. A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está representada por uma equipe de sete acadêmicos de diferentes cursos e Campus: Luísa Souza (Comunicação Social – Hab. Publicidade e Propaganda); Lucas Mota (Geofísica); Niege Amaral, Marivana Fernandes e Míriam Graciele Rebés da Cunha (Enfermagem); Paola Gomez (Fisioterapia); e Simoni Silva (Serviço Social), todos sob a coordenação das professoras Elisângela Pessoa e Irina Lubeck. Eles permanecerão durante 15 dias no local trocando experiências e desenvolvendo ações ligadas à cidadania e melhorias na qualidade de vida dos moradores. A seguir as atividades desenvolvidas durante a primeira semana.

MINI-CURSO: CONSELHOS DE DIREITOS EM BUSCA DE CIDADANIA
Foi realizado com os conselheiros municipais abrangendo Conselho Municipal de Direitos de Criança e Adolescentes, Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Conselho do Bolsa Família e Conselho Tutelar. O trabalho teve como objetivo promover reflexão e conhecimento sobre implementação e atribuições dos conselhos de direitos para fortalecimentos de ações de cidadania, divulgar as responsabilidades do controle social no âmbito municipal s e esclarecer o papel dos profissionais dos conselhos. Participaram da Atividade 14 conselheiros.

VÍDEOS RIO PRETO DA EVA AO VIVO E EM CORES
Esta sendo elaborado um vídeo sobre Rio Preto da Eva para valorização da identidade do município para melhoria da noção de pertencimento social. O objetivo do trabalho é valorizar o patrimônio turístico do município a partir da fala dos próprios moradores fortalecendo o interesse deles pelo local onde vivem. Com isso irá promover o Marketing e Exposição sobre Rio Preto da Eva para estimular investimentos turísticos.

SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: educação inclusiva na escola
Esta oficina promoveu reflexão sobre a inclusão social, acessibilidade e a adequação dos espaços educacionais conforme o Plano Nacional de Educação Inclusiva. Objetivou sensibilizar e estimular profissionais envolvidos na educação sobre a importância da acolhida e reestruturação espacial e didática das escolas para o recebimento de alunos ou grupos com necessidades de inclusão social. Participaram da oficina aproximadamente 58 jovens e adultos.

CULTURA DA PAZ ENQUANTO COMBATE A VIOLÊNCIA ESCOLAR
Foi realizado Mini-curso sobre a cultura de paz e a educação nas escolas. O trabalho objetivou contextualizar e conceituar a cultura de paz nos processos de educação, demonstrando a relevância do tema, ressaltando o papel do professor e demais profissionais da educação para a construção de um ambiente pacífico. Estimulou o conhecimento da realidade local, pontuou a relevância do vínculo entre a comunidade e o meio acadêmico e apontou os principais fatores que levam o jovem à criminalidade e os caminhos da educação para o fortalecimento dos direitos humanos e liberdade. Participaram da atividade 60 professores, aproximadamente.

VIVENCIANDO A INCLUSÃO DIGITAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM E UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Foi realizada atividade para profissionalização em informática com o objetivo de aproximar os participantes do meio eletrônico/digital, ensinando a utilização de programas de edição de textos, confecção de slides, confecção de planilhas que auxiliem os professores e alunos na execução de suas atividades diárias. Também a navegação na internet como forma de obtenção de conhecimento pela e busca de artigos científicos em bancos de dados especializados e estimular os profissionais em educação a navegarem e utilizarem as ferramentas disponibilizadas em sites governamentais.

EIXO SAÚDE
No eixo saúde ocorreram oficinas de capacitação para agentes de saúde visando qualificar os serviços prestados. Nas escolas ocorreram palestras sobre zoonoses e palestra sobre sexualidade tendo como foco o combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. Foram realizadas oficinas com grupo de gestantes, com idosos sobre exercícios físicos, postura e acidentes envolvendo atividades de vida diária, e com usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para discussão do conceito de saúde e saúde mental e importância do acolhimento e humanização. Em atividade que reuniu profissionais, usuários e familiares foram sugeridas melhorias para o funcionamento do serviço. Participaram 40 pessoas.

LIXO, UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Foram realizadas rodas de conversa e apresentação da realidade local para crianças como forma de promover a sensibilização para a problemática do lixo e importância de preservação do meio ambiente. O objetivo do trabalho foi conscientizar crianças e adolescentes a respeito do descarte adequado do lixo e a relevância desta atitude para a saúde coletiva.

Em apoio às atividades municipais foi realizada Oficina de Elaboração de Projetos para impulsionar a elaboração de projetos municipais que visem melhoria nos serviços, captação de recursos e desenvolvimento social. Foi ministrada palestra na VIII Conferência Municipal de Assistência Social sob o tema Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como apoio a discussão dos grupos.

Com informações e imagens por Luísa Souza, Rogério Savian para Assessoria de Comunicação Social