Agenda Cultural 2023 – Setembro I

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulga a Agenda Cultural da região.

Para divulgar seu evento aqui, basta enviar as informações pelo formulário -> https://forms.gle/s5uRXs5k4HypSRMM8

02 a 30/09 – Alegrete

Coletivo Multicultural lança extensa programação cultural para os próximos meses

O Coletivo Multicultural de Alegrete, um espaço dedicado à promoção da cultura e da arte na cidade, preparou uma série de oficinas gratuitas e abertas ao público para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

As oficinas abrangem diversas áreas, como teatro, literatura, cinema, contação de histórias, origami e xadrez, e são ministradas por profissionais e voluntários que compartilham seus conhecimentos e experiências com a comunidade. Algumas delas serão sequenciais, estendendo-se até o final de 2023

Confira a programação de setembro no cronograma abaixo:

02/09 – Sábado
15h – Oficina de Teatro para crianças (07 a 12 anos)
Ministrante: Profª. Tatiane Quintana
19h – Clube de Contos Clássicos da Literatura Nacional – Conto: O homem que sabia javanês – Lima Barreto (1881-1922)
Mediação: Profa. Merlen Alves

15/09 Sexta-feira
19h – Técnicas de contação de histórias
Ministrantes: Ana Lúcia Vargas e Tatiane Quintana (para estudantes do Curso Normal e interessados)

16/09 – Sábado
Oficina de Origami (maiores de 10 anos)
Ministrante: Julia Protti da Silva

22/09 Sexta-feira
19h – Técnicas de contação de histórias
Ministrantes: Ana Lúcia Vargas e Tatiane Quintana (Para estudantes do Curso Normal e interessados)

23/09 Sábado
19h – Projeto “Som da Leitura” – Livro: “O avesso da pele” – Escritor : Jeferson Tenório
Mediação: Kauê Sitó

27/09 Quarta-feira
19h – Cinema e Literatura: Noite Poética Edição Especial – Curso Letras da Unipampa e Coletivo Multicultural –
Organização: Cátia Machado e Gracielle Serpa

30/09 Sábado
15h – Oficina de Teatro para crianças (07 a 12 anos)
Ministrante: Profª. Tatiane Quintana
16h30 – Clube de Xadrez

O Coletivo Multicultural de Alegrete fica na Rua Maximino Marinho, 270, diagonal ao
posto de saúde da Vera Cruz.

Algumas oficinas ainda estão com os dias e horários dependendo de confirmação, porém na página do Coletivo Multicultural haverá confirmação por meio de publicação. Basta acessar:
ref=share&mibextid=NSMWBT para manter-se atualizado sobre a programação.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link:

09/09 – Bagé

Reabertura do Teatro do Cenarte contará com programação especial no dia 9

Dentro das atividades de reabertura do Centro de Arte Maria de Lurdes Alcalde – Cenarte, acontece, no próximo dia 9, a abertura do Teatro Cenarte ao público bajeense, após 21 anos de portas fechadas. A ação é resultado da parceria instituída entre a nova reitoria da Urcamp, a Associação dos Amigos dos Museus de Bagé e os diversos coletivos de arte da cena local.

As atividades de reabertura do Cenarte tiveram início em junho, com a oferta de oficinas de Desenho, Pintura e preparação de atores. Agora, em setembro, o Teatro Cenarte abre suas portas para inseri-lo como agenda fixa na programação cultural da cidade, reacendendo a chama da arte e da cultura em Bagé. Uma programação intensa foi preparada, abrangendo diversas expressões artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais. O evento ocorrerá no dia 9 de setembro, às 20h, no Teatro do Cenarte.

Entre as atividades programadas para a noite estão as apresentações de Daniela Zill (dança flamenca); Os Carlitos (teatro); Canzone (Duo Indie Emo); Ricardo Belleza (rock); Jéssica Berdet (MPB); Blckrist (Igor e Pedrinho); Coletivo O Lambari (desenho vivo no palco); Grupo Movimento (teatro); Sala Abierta Session (música) e Clélia Camargo e os bonecos gigantes.

(Com informações de jornalminuano.com.br)

10/09 – Santana do Livramento

Las Juannas e Unicult Apresentam CINELERAS

UNICult e @thejuannasoficial te convidam para a segunda edição do CINELERAS 💛❤💙

NESSE DOMINGO DIA 10 DE SETEMBRO

ESTE DOMINGO 10 DE SEPTIEMBRE

Local: Escadarias do Cerro Marconi
Horário: A partir das 19h

13 a 20/09 – Bagé

Festejos Farroupilhas

Confira a programação dos festejos farroupilhas deste ano

Local: Conforme Programação
Horário: Conforme Programação

Participação gratuita

Mais informações e programação completa

15/09 – Santana do Livramento

O CLUBE DO LIVRO VOLTOU

Nesta sexta (15/09), voltamos para nossos encontros do Clube do Livro! Esperamos a todos às 19h30 na sala 03, 2º andar do prédio Anexo da Unipampa, onde iremos discutir a obra:

Grama, 2017 de Keum Suk Gendry-Kim.

Sinopse:

Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escr4v1dã0 s3xu4l pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e pelos territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade. Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que acompanhamos sua triste história de vida.

Até lá! 👋

Local: sala 03, 2º andar do prédio Anexo da Unipampa