PROEC participa do II Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES

O II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior: inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), ocorreu no dia 29 de fevereiro, em Brasília. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Franck Maciel Peçanha, participou do evento juntamente com o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, a pró-reitora de Graduação, Elena Maria Billig Mello, e a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa), Caroline Costa Moraes.

A programação, cujo objetivo foi debater ações estratégicas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade nas instituições federais de ensino superior (IFES) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), contou com duas mesas: “A Universidade na Nova Agenda do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável” e “Inovação Tecnológica: instrumentos e desafios para a integração ICT- empresa”.

Durante o evento foi lançada a agenda interministerial voltada para a inovação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social, que será coordenada pelo MEC, com a participação dos Ministérios da Fazenda (MF); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Advocacia Geral da União (AGU), e parceria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii); da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sobre o Seminário, o pró-reitor Franck Peçanha destacou: “Os temas abordados e a construção da agenda interministerial evidenciam que o governo atual pensa e trabalha para a promoção do desenvolvimento social e econômico e que as universidades são essenciais para o desenvolvimento do Brasil”.

O reitor da Unipampa, Edward Pessano, a pró-reitora de Graduação, Elena Maria Mello, a diretora da Agipampa, Caroline Moraes e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Franck Peçanha. Foto: Divulgação