Projeto trabalha educação social no campo em São Borja

O projeto de extensão Pedagogia Freireana – Educação Social no Campo iniciou as atividades de capacitação de docentes da rede pública em escolas rurais de São Borja nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2011, após uma primeira etapa de preparação interna entre professores e bolsistas do projeto. Com o objetivo de capacitar docentes para a prática pedagógica, a ação extensionista é composta por quatro módulos e vai atuar nas escolas que possuam turmas multisseriadas do interior de São Borja. Os módulos trarão questões como o desafio de ser um educador, a integralização da realidade do campo nos conteúdos educacionais e os movimentos sociais dentro de uma concepção teórico-metodológicas de Educação Popular.

.
Pela manhã, o seminário foi norteado a partir da Introdução ao pensamento freireano, sob orientação da professora e coordenadora do projeto, Merli Leal Silva, do curso de Publicidade e Propaganda do Campus São Borja. Durante a tarde, a capacitação ficou a cargo da professora e conselheira do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente, Ana Claudia Figueroa, que ministrou uma Aula Magna com questões relacionadas a ensino-aprendizagem. As capacitações terão seqüência no próximo dia 4 de novembro. neste dia, a colaboração especial será da professora Maria Teresinha Verle Kaefer, com a prática Criação da Rede Temática Educação Social do Campo.
.
Além dos professores do campo, também estiveram presentes no seminário, os educadores das unidades de Apoio Sócioeducativo em Meio Aberto (ASEMA), Grupo Infantil de Ppoio ao Meio Ambiente (GIAMA) e os acadêmicos da UNIPAMPA. O apoio para a realização do projeto é da Universidade e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
.
Com colaborações, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (informações e foto por Suelen Soares)