Caso sua dúvida não esteja contemplada aqui, nos envie para: proec@unipampa.edu.br
- Como submeter um projeto de extensão?
- Como deve ser composta a equipe executora do projeto?
- Qual é carga horária mínima que meu projeto deve ter?
- Há carga horária máxima estabelecida para cada projeto?
- Qual é o parâmetro utilizado para a avaliação dos projetos de extensão?
- Quais são as etapas de avaliação de um projeto de extensão?
- Como saberei se meu projeto foi aprovado?
- Após finalização da ação, qual prazo que tenho para enviar o relatório final de extensão?
- Como faço para solicitar a certificação da equipe executora do projeto?
- Como faço para solicitar certificação dos membros da comunidade participantes da atividade?
- Como faço para atualizar as informações referentes a um projeto de extensão?
- Qual o período máximo de vigência permitido para um projeto de extensão?
- Como é feito o envio do certificado?
Para submeter um projeto de extensão, o Coordenador deve utilizar o formulário de inserção da proposta de atividade extensionista, de acordo com a modalidade que deseja desenvolver. Assim, pode utilizar o relatório para a inserção de propostas relativas a Programas e Projetos ou a Cursos e Eventos. Após preencher o formulário escolhido, é necessário inseri-lo na plataforma SIPPEE, para que seja submetido à apreciação da Comissão Local de Extensão (CLE) e do Conselho de Campus de origem.
O coordenador da proposta deverá ser um servidor da UNIPAMPA que tenha formação superior. É obrigatória a participação de pelo menos um discente na equipe executora da proposta. É aconselhável que um membro da comunidade externa e um docente também façam parte da equipe.
A carga horária mínima de qualquer projeto de extensão é de 8h.
Não. A carga horária será definida de acordo com a natureza do projeto. É importante salientar, no entanto, que docentes poderão cumprir uma carga horária de até 20h semanais e técnicos administrativos em educação de até 28h semanais (mediante a devida autorização da chefia, caso a carga horária seja superior a 20h). Caso o servidor esteja envolvido em atividades de ensino e pesquisa, sua carga horária máxima permitida deverá ser dividida entre estas atividades, não podendo ultrapassar o teto estabelecido.
Todos os projetos de extensão são avaliados com base nas normas estabelecidas na RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015.
Após a inserção do projeto no SIPPEE, o mesmo é recebido – via sistema – pela respectiva Comissão Local de Extensão (CLE) – de acordo com o campus de origem do coordenador da proposta. A avaliação da CLE é feita através da inserção de um parecer no SIPPEE, o qual deverá estar acompanhado do parecer do Conselho de campus que deverá aprovar a possível execução da proposta.
Após a inserção dos pareceres da CLE e do Conselho de campus, o projeto fica disponível para a avaliação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Caso a proposta cumpra as diretrizes estabelecidas na Resolução Nº 104, de 27 de agosto de 2015, será homologada. E assim, termina o processo de avaliação da proposta.
O coordenador poderá acompanhar o processo de avaliação da sua proposta através do acesso ao SIPPEE.
O coordenador terá um prazo de até 60 dias para inserir no SIPPEE o Relatório Final de Ação de Extensão.
A solicitação de certificados deverá ser feita via SIPPEE. Para tanto, é necessário que o coordenador insira no sistema o Relatório Final de ação de Extensão. Neste relatório, são inseridos os dados dos membros da equipe executara da ação, os quais serão utilizados pelos servidores da Proext para a emissão dos certificados.
A solicitação de certificados para membros da comunidade externa deverá ser feita através do preenchimento da Planilha de Solicitação de Certificados, a qual é inserida no SIPPEE juntamente com o relatório final da ação. Além da planilha preenchida, o coordenador deverá anexar ao sistema um atestado indicando os nomes daqueles que devem receber o certificado.
Caso o coordenador deseje renovar o período de regência de seu projeto, ou alterar dados referentes a equipe executora, deverá efetuar esta ação através do SIPPEE, na aba Projetos que direcionará o sistema à tela de edição dos dados referentes à atividade de extensão.
Não há uma determinação que estipule o tempo máximo que uma atividade de extensão possa ser executada.
O certificado é enviado através dos e-mails da equipe executora inseridos pelo coordenador no relatório final de atividades de extensão. Caso, a atividade extensionista preveja a certificação de outros participantes da ação, este envio será feito com base nos e-mails inseridos na Planilha de Solicitação de Certificados.