Combate ao Aedes aegypti

As ações da Unipampa no que diz respeito à Articulação do Programa Institucional de combate ao Mosquito Aedes aegypti tiveram início através da Expedição do Decreto nº 8.662 que dispõe sobre a adoção de medidas rotineiras de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, e cria o Comitê de Articulação e Monitoramento das ações de mobilização para a prevenção e eliminação de focos do mosquito.

Assim, a Universidade promoveu campanhas de erradicação do mosquito e de seus criadouros, tanto no âmbito institucional como junto à comunidade acadêmica.

Desde o ano de 2016, a UNIPAMPA, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT), do Comitê Institucional da UNIPAMPA Contra o Aedes aegypti, e dos Comitês Locais de combate ao mosquito, vem desenvolvendo atividades de sensibilização, formação, vistoria e mobilização para o enfretamento do mosquito Aedes aegypti.

Apresenta-se, a seguir, o relatório das ações 2016.

Relatório 2016

Nos anos de 2017 e 2018, deu-se continuidade às ações de combate ao mosquito, através de medidas preventivas, e encaminhamentos junto á Vigilância Ambiental, quando identificados exemplares do mosquito.

Para o ano de 2019, com a atenção direcionada à comunidade escolar, produziu-se o Kit UNIPAMPA contra o mosquito, que conta com o Caderno de atividades sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti para a Educação Básica e mais 11 Atividades Complementares para serem utilizadas em sala de aula. O material está disponível no link a seguir:

Kit Unipampa contra o mosquito

A partir do ano de 2019, as ações de prevenção em relação às doenças causadas pelo mosquito ficaram sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

Todos os anexos abaixo em um arquivo ZIP:

Atividades Complementares