Projeto Pegasus | A Metodologia de Projeto de Produto Aplicada ao Desenvolvimento do Carro-Voador

A Metodologia de Projeto de Produto Aplicada no Desenvolvimento do Carro-Voador.

Projeto de Desenvolvimento de Produto do Curso de Engenharia Mecânica.

O projeto tem a proposta de desenvolver um carro com capacidade de voar, de forma segura e econômica, que permita às pessoas reduzir o tempo despendido nos deslocamentos. A ideia acompanha a crescente necessidade de inovação esperada na formação do Engenheiro Mecânico.

Animação Modelo Pegasus1

O projeto Pégasus agrega um grande valor à formação dos engenheiros mecânicos da Unipampa, pois os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a formação são utilizados de maneira integrada para que possam ser feitas as definições referentes aos sistemas do carro voador. A criação dessa nova tecnologia também acrescenta uma experiência importante em projetos inovadores e complexos, a carreira profissional dos futuros engenheiros.

O nome do projeto, Pégasus, é inspirado no cavalo com asas da mitologia grega – Pégaso.

” Pégaso nasceu do sangue de Medusa quando esta foi decapitada por Perseu. Medusa estava grávida de Posidão naquela época. Havendo feito brotar com uma patada a fonte Hipocrene, tornou-se o símbolo da inspiração poética. Belerofonte matou a poderosa Quimera, montando Pégaso após domá-lo com ajuda de Atena e da rédea de ouro, que em seguida tentou usá-lo para chegar ao Olimpo. Mas Zeus fez com que ele derrubasse seu cavaleiro fazendo uma vespa o picar, e Belerofonte morreu devido à grande altura. Zeus o recompensou transformando-o na constelação de Pegasus, onde deveria dali em diante ficar à serviço do deus dos deuses. Outra história diz que quando Zeus mandou a vespa e Belerofonte caiu, Atena ordenou que o chão ficasse macio, assim ele não morreria pela queda.”



Demonstração de voo de Arno Maia no Câmpus Alegrete.