H. Patentes de Carros Voadores | Projeto Pegasus

H. Patentes de Carros Voadores

No Brasil foram encontradas duas patentes de carros voadores:

A primeira patente, referente a 1984, apresenta o funcionamento do carro voador da seguinte maneira “sustentado pela técnica revolucionária de voo caracterizada de um jeito que voa subindo e descendo verticalmente”. As imagens contidas no arquivo não apresentam maiores especificações.

A segunda patente, de 2002, apresenta uma ideia de um “carro movido a querosene de aviação que apresenta duas turbinas em diagonal na parte traseira e uma turbina na parte dianteira”. A imagem apresentada na patente não apresenta uma boa resolução e nenhuma especificação.

Nos Estados Unidos existem patentes de carros voadores, como por exemplo uma patente proposta em 2003 por Larry D. Long e Terry L. Sturgeon. O carro voador desenvolvidos por eles tem o seu funcionamento baseado na atuação de duas hélices, uma traseira e outra dianteira, como é apresentado na figura abaixo.

patente

A patente completa pode ser conferida no link a seguir.

Patente carro voador.

Outra patente de carro voador é a patente proposta pela reconhecida fabricante de carros voadores Terrafugia. Essa patente é assinada por Carl Curtis Dietrich, Samuel Adam Schweighart e Anna Marie Mracek e propõe um carro voador com asas dobráveis e uma hélice traseira. A imagem abaixo apresenta o conceito desenvolvido nessa patente.

patente terrafugiaA patente completa do modelo da Terrafugia pode ser obtida no link abaixo.

Patente Terrafugia

Outras patentes desenvolvidas nos Estados Unidos não são de carros voadores propriamente ditos, mas apresentam tecnologias que podem ser aplicadas ao projeto Pégasus.

Um exemplo é a tecnologia de uma asa retrátil proposta por Branko Sarh, a ideia de abertura e fechamento dessa asa é parecida com o que se aplica em antenas de rádio, como se as diversas camadas fossem entrando pra dentro da seguinte até chegar em uma camada final. A imagem abaixo apresenta o desenho dessa patente.

patente terrafugiaA patente completa pode ser conferida no link abaixo.

Patente asa retrátil.

Mais uma patente desenvolvida pela Terrafugia, tendo como projetistas Carl Curtis Dietrich, Samuel Adam Schweighart, Andrew Heafitz e Benjamin Zelnick apresenta também um modelo de asa dobrável junto com o mecanismo responsável pelo travamento dessa asa. A imagem abaixo apresenta o modelo dessa asa com enfoque nas articulações projetadas.

asa terrafugiaA patente completa pode ser acessa a partir do link abaixo.

Asa Terrafugia.