E. Histórico dos Carros Voadores | Projeto Pegasus

E. Histórico dos Carros Voadores

Embora o conceito de carro voador se aparente recente e inovador, desde o inicio do século passado se tem registros de modelos e protótipos de concepções destas máquinas, quase sempre sem sucesso. Porém o primeiro conceito a ser validado e entrar em venda (mesmo que experimental) foi o modelo Transition desenvolvido pela empresa Terrafugia (empresa norte americana fundadas por engenheiros que tem o objetivo de desenvolver carros voadores), que somente pode ser vendido em 2009.

Nestes mais de 100 anos de história, muitos princípios de solução e arquiteturas de veículos surgiram para a concepção dos veículos. Carros voadores com asas fixas, asas retráteis, asas desmontáveis, hélices (semelhantes a helicópteros), turbinas e veículos que mais parecem Óvnis são modelos construídos neste período.

A seguir são listados alguns conceitos de carros voadores:

  • Curtiss Autoplane

Há indícios de que este tenha sido a primeira tentativa de construção de um carro voador. Foi desenvolvido por volta de 1917 por Glenn Curtiss, e é mostrado na figura abaixo.

Como se pode perceber este modelo é basicamente um modelo de avião com rodas. Possui asas fixas, o que dificulta o seu tráfego dentro de cidades devido a grande envergadura apresentada. Não há indícios de que este modelo tenha realmente voado.

  • Carro Avião

O modelo Carro Avião foi desenvolvido em 1921 por Rene Tampier. Pode-se analisar pela figura abaixo que este conceito relembra bastante o modelo anterior, porém, suas asas podem ser dobradas, permitindo que o veículo consiga trafegar nas ruas normalmente.

  • Carro-Cóptero

O carro-cóptero foi desenvolvido em 1922 por Raúl Pateras Pescara. A novidade deste veículo é a presença de duas hélices que geram a sustentação do veículo ao invés de asas, principio de funcionamento semelhante à de helicópteros.

  • Hafner Rotabuggy

Este modelo é uma tentativa de transformação de um veículo de guerra em um helicóptero. Foi desenvolvido no fim da segunda guerra mundial. A das asas era dar alguma sustentação para que este veículo pudesse ser jogado de aviões, e chegasse ao solo sem quebrar.

 

  • Airphibian

Este modelo foi desenvolvido por volta de 1946 por Robert Fulton. A grande diferença desde veículo em relação aos anteriores é que seu sistema de sustentação era retrátil, ou seja, para ele poder voar tinha que ir até galpão e instalar o sistema de asas.

 

 

  • ConvAirCar

Este é possivelmente o modelo mais perto da validação até a época. Foi desenvolvido em 1947 por Ted Hall Convair. Chegou a voar, porém o projeto parou quando seu criador morreu num acidente com o carro. O acidente ocorreu pelo descuido do piloto, este carro possuía dois tanques de combustível, um para um motor que tracionava as rodas e outro para o motor da hélice, o piloto se confundiu e inverteu os marcadores de combustível causando o acidente.

 

  • Simcopter

Foi desenvolvido em 1957 por David Dobbins. Foi construído a partir da estrutura de um veículo Simca (por isso o nome), era equipado com um motor aeronáutico Lycoming de 300cv, conseguiu voar a 1,5m de altura.

 

  • Piasecki VZ-8 Airgeep

Foi desenvolvido em 1957 por Piasecki Helicopter a mando do exercito norte-americano, mas pouco tempo depois o projeto foi barrado devido a inviabilidade econômica.

 

  • AVE Mizar

Foi desenvolvido por Henry Smolinski AVE(Advanced Vehicle Engineers) em 1971. Foram colocadas asas em um Ford Pinto, em seu voo a asa descolou da carroceria, matando seus criadores.

 

  • Avrocar

Este protótipo desenvolvido em 1970 pela empresa Avro Aircraft. Destaca-se pelo desing em forma de disco, possuía uma turbina que gerava sustentação ao veículo.

 

  • G412

Este conceito foi desenvolvido em 1996 pela Gizio (http://www.gizio.it/index.htm), empresa destinada a desenvolver um carro voador. Traz de inovação as quatro turbinas, como pode ser visto na figura abaixo, que dão sustentação ao veículo.

 

Este protótipo foi desenvolvido por volta de 2002 pela empresa Moller International (http://moller.com/dev/), outra empresa que se destina a desenvolver carros voadores. Este modelo apresenta também quatro turbinas, que giram em torno do eixo, permitindo impulsionar o veiculo para frente e para cima.

 

  • Carro voador universidade de Brunel

Foi desenvolvido em 2004 pela universidade de Brunel a pedidos da equipe do filme Top Gear. Foi feito sobre a estrutura de um Rover Metro, porém, devido ao curto tempo de projeto o carro nunca chegou a sair do chão.

 

Este foi o primeiro carro voador a ser vendido no mundo, começou a ser vendido em 2009. Foi desenvolvido pela empresa Terrafugia (http://www.terrafugia.com/) especializada em veículos voadores. Porém o desing deste veículo lembra muito o de um avião, possuindo asas dobráveis.

Este é o novo conceito da Terrafugia, apresentado em 2013, ele também possui asas dobráveis e hélices que giram em torno do eixo de acordo com a necessidade.

 

Embora modelo seja apenas um brinquedo, mas, vale a pena analisar a simplicidade de construção. Foi desenvolvido por B the Flying Car (http://www.bgobeyond.co.uk/) num período de seis meses, entro na fase de venda este ano.

 

  • GF7

Desenvolvido pela Airboss Aerospace, possui asas retráteis e uma turbina de jato. A turbina é uma adaptação de um motor aeronáutico tradicional, que garante uma altitude de 12 mil metros e uma velocidade máxima de 885 km/h durante o voo. O carro ainda é apenas um conceito e não existe previsão exata para a fabricação de um protótipo.

GF7

  •  Aeromobil

Um automóvel criado pelo designer eslovaco Stefan Klein e que chega a mais de 200 km/h para decolar e alcançar os céus. O veículo conta com asas dobradas na parte de trás para circular pelas ruas. Ao preparar a decolagem, elas são posicionadas como se o Aeromobil fosse um avião de pequeno porte. No ar, o automóvel consegue percorrer 700 km, enquanto em terra sua distância máxima é de 500 km. Encontra-se na terceira edição desde que iniciou em 1990 sua pesquisa para construir um carro voador. Ainda não está disponível no mercado.

 

  •  Honda F-uzo

O conceito de carro voador Honda 2068 F-uzo – courtesia do designer John Mahieddine – está praticamente em sintonia com os sonhos de infancia inspirados em carros voadores de filmes sci-fi utilizando vertical-take-off-and-landing (VTOL – decolagem e pouso vertical). Há os pedais habituais para controle de aceleração e frenagem em seus pés, além de recursos de segurançae e um monte de airbags dentro e fora do veículo. Projeto com rodas retráteis e ser feito de ligas ultra-leve e forte de fibra de carbono, kevlar e nano tubos de carbono.(http://www.techradar.com/news/car-tech/picture-honda-s-f-uzo-flying-car-concept-597992)

hondafuzo5.jpg

  •  YEE

O conceito carro voador YEE é um projeto emocionante projetado pelo Pan Jiazhi, Zhu Wenxi e Lai Zexin do Departamento de Desenho Industrial na Faculdade de Engenharia Mecânica e Automotiva da China, YEE será certamente o modo mais favorecido de transporte do futuro. Pequeno e compacto, este veículo vai deixar você manobrar facilmente através do tráfego aéreo e chegar ao seu destino em um instante. (http://www.extravaganzi.com/yee-concept-flying-car-no-longer-just-a-dream/)

yee-has-been-designed-to-make-your-dream-of-a-flying-car-come-true3