Planejamento Estratégico | Projeto Pegasus

Planejamento Estratégico

Nesta carta mostra-se a pesquisa realizada em busca de encontrar as necessidades dos futuros clientes e passageiros, o que e como eles desejam o produto. Portanto, deve ser realizada uma pesquisa do mercado consumidor para garantir o sucesso do nosso projeto. A partir da pesquisa e da análise realizada encontrou-se alguns pontos que devem ser alcançados. Esses pontos são importantes para garantir a qualidade na visão do consumidor. Os principais requisitos que o projeto deve suprir são:
o Ser seguro;
o De baixo custo;
o Sustentável;
o Confiável;
o Autonomia;
o Boa dirigibilidade.
As análises fundamentais para o projeto são:
Análise de cultura: Pensando na aceitação das pessoas, busca-se uma maneira de entender o que elas desejam em um carro voador.
Análise da sociedade: Pesquisando dados sobre tamanho (altura/peso) dos consumidores, dimensões do carro, rodovias, altura mínima de voo e altura dos prédios para um bom tráfego aéreo.
Análise das Tendências Tecnológicas: Pesquisa sobre quais modelos de carros são mais promissores. Quantas empresas estão pesquisando o carro-voador.
Análise da economia: Sendo uma área nova e pouco desenvolvida, a exploração desse seguimento pode ter bons retornos se bem sucedido.
Análise da Política e a Legalidade: a legislação brasileira ainda não possui um código para este tipo de veículo, mas não é proibido.
Estudos das Classes Sociais do Brasil: o Brasil possui uma grande diversidade de classes social sendo a classe média a mais numerosa. Portanto, atender esse público é essencial para a permanência do projeto no mercado.
Concorrentes: várias empresas estão desenvolvendo e construindo veículos para atender essa necessidade, algumas empresas: Terrafugia, PAL-V, Moller International. Porém, o custo dos veículos desenvolvidos por estas empresas é muito alto e elas têm uma baixa produção. No Brasil o Terrafugia Transition está à venda por R$ 890.000,00, (Oitocentos e Noventa Mil Reais).
Análise de fornecedores de peças: empresas de vários seguimentos da área automotiva e aeronáutica serão possíveis fornecedores por quererem se enquadrar nesse novo seguimento.
Análise das Empresas Patrocinadoras: ao longo do projeto é feito um levantamento nas empresas mais interessadas.
Análise de Produção: Em escala reduzida, para posterior produção em série.
Definição de Fatores Críticos: Empecilhos que farão com que o carro voador, voe ou não.
Definição de Visão, Missão, Objetivos, Metas e Estratégias: Um planejamento adequado para o projeto prosperar.
Definição de Fofas: oportunidades e ameaças de Mercado, Forças e Fraquezas da Empresa.