O veículo em questão deve lembrar um automóvel comum, portanto a necessidade de ter as características de operação e funcionamento semelhantes as dos carros atuais. A principal diferença é que este veículo deve ter a capacidade de voar com a segurança e a eficiência de aeronaves de pequeno porte. Sendo assim, passa a ser denominado carro voador ao unir as características dos dois tipos de meios de transporte, com um valor popular. Como método, adota-se a técnica de metodologia de projeto de produto descrita por Oliveira, Dalmayer e Romano (2012), composta das seguintes etapas:
5- Projeto Conceitual;
6- Projeto Preliminar;
7- Projeto Detalhado;
8- Planejamento da Produção;
9- Lançamento;
10- Validação.
O delineamento geral do projeto Pégasus, ou seja, a sequência de etapas que será seguida para que se alcance o resultado final de projeto planejado, é apresentado na figura abaixo.
O resultado esperado é o desenvolvimento de um veículo conceito, como o do modelo abaixo.
O projeto apresentou em 2014 um modelo em escala real feito com materiais alternativos, buscando seguir o processo de metodologia de projeto de produto.
Esse modelo tinha como finalidade apresentar os principais sistemas do carro voador, como as asas, a forma de abertura das mesmas, o sistema de suspensão e também o design aproximado do veículo.
O modelo em escala real encontra-se atualmente nas proximidades do prédio C3 da Unipampa.