Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 29

Unipampa e Embrapa

A Unipampa assinou o convênio com a Embrapa cujo objetivo é  estabelecer a integração de esforços entre as partes, objetivando o fortalecimento de programas de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado) na área de Computação Aplicada (PPGCAP) e respectivos cursos de computação aplicada à agropecuária, ministrados pela Unipampa em parceria com a Embrapa, bem como o fortalecimento de programas de pesquisas da Embrapa vinculados a sua área de atuação, mediante a utilização de recursos humanos e materiais disponíveis, condizente com as próprias atividades-fim da Embrapa, em perfeito proveito da Pesquisa Agropecuária, contribuindo para o incremento de tais atividades.
Acordo vigente até 13/04/2027.

Com informações de Ménithen Ness.

Unipampa e Fundação de Apoio Luiz Englert – Laboratórios

A Unipampa e a Fundação de Apoio Luiz Englert assinaram contrato para executar o projeto intitulado “Prestação de Serviços especializados do Laboratório de Estruturas e Materiais de Construção do Laboratório de Solos e Pavimentação “, coordenado pelo Prof. Jaelson Budny do Campus Alegrete. O objetivo é a realização de parcerias interinstitucionais, onde a Universidade oferecerá os conhecimentos necessários para a melhoria da qualidade nas obras civis. As organizações privadas contarão com serviços não disponíveis na região, como a elaboração de laudos, vistorias, avaliações, desenvolvimento de soluções tecnológicas e ensaios laboratoriais específicos. Os serviços técnicos serão realizados por equipes formadas por alunos da graduação, pós-graduação e servidores do Campus Alegrete, sendo estes orientados por docentes e técnicos, contribuindo na formação profissional dos egressos. Essas aplicações práticas de serviços especializados agregarão conhecimentos específicos à formação dos alunos, impulsionando o espírito empreendedor e agregando conhecimentos que podem gerar nichos específicos de trabalhos para os egressos. A contrapartida recebida por esses serviços ajudará na modernização e melhora dos laboratórios, a qual permitirá a realização de ensaios e avaliações mais avançados, trazendo desenvolvimento tecnológico para a região. Também serão previstas bolsas para os envolvidos na ação, fomentando a permanência dos alunos do Campus Alegrete. Desta forma, pretende-se gerar um ciclo de melhoria contínua no meio local, do profissional egresso e na qualidade/complexidade dos testes/projetos a serem resolvidos na Unipampa. A vigência do contrato é de dois anos.

Com informações de Ménithen Ness.

Unipampa e Fundação de Apoio Luiz Englert – EMEC

A Unipampa e a Fundação de Apoio Luiz Englert assinaram contrato para executar o projeto intitulado “EMEC – Escritório Modelo de Engenharia Civil”, coordenado pelo Prof. Alisson Simonetti Milani do Campus Alegrete. O objeto do contrato é a prestação de assistência nas atividades de elaboração de projetos de engenharia, acompanhamento de obras, realização de cursos de capacitação, consultorias e assessoramentos técnicos através do EMEC – Escritório Modelo de Engenharia Civil – a Órgãos Públicos de todas as esferas, na área de engenharia civil, utilizando o conhecimento adquirido pelos alunos nas disciplinas ao longo do curso de engenharia civil da Unipampa, sob a supervisão de professores orientadores e técnicos profissionais da área vinculados ao projeto, de forma a contribuir efetivamente com a sociedade, promovendo também uma formação complementar aos acadêmicos, através de pesquisa, extensão e prática da profissão. A vigência do contrato é de dois anos.

Com informações de Ménithen Ness.

Divisão de Planejamento Estratégico divulga a publicação do Relatório de Gestão Integrado – 2021

A PROPLAN, por meio da Divisão de Planejamento Estratégico, divulga a publicação do Relatório de Gestão Integrado da Unipampa – exercício 2021, disponível para leitura na íntegra na página Transparência e Prestação de Contas da Unipampa. Nessa mesma página é possível acessar todos os Relatórios de Gestão dos anos anteriores.

O Relatório de Gestão faz parte da prestação de contas da Universidade, que é uma obrigação legal regulamentada pela Instrução Normativa nº 84/2020 e pela Decisão Normativa nº 187/2020, ambas do Tribunal de Contas da União. Ainda, o prazo para publicação do Relatório de 2021 (30/04/2022) foi estabelecido pelo Ofício nº 202/2022-TCU/SecexEducação, de 09/03/2022.

Todo o processo de elaboração, avaliação e aprovação do Relatório de Gestão é realizado anualmente e envolve vários setores da Universidade, incluindo o Gabinete da Reitoria, todas as Pró-Reitorias, Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais, Comitê de Gestão de Riscos, Assessoria de Comunicação Social, Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão, Procuradoria Educacional Institucional, Auditoria Interna, Conselho Curador e Conselho Universitário.

Com relação ao exercício de 2021, a Auditoria Interna acompanhou o processo de elaboração do Relatório de Gestão, contribuindo para o aprimoramento da prestação de contas e, ao final, examinou e emitiu parecer sobre a conformidade do Relatório às leis e normas que regem a matéria. O Conselho Curador também examinou o Relatório de Gestão e, considerando o parecer da Auditoria Interna, emitiu seu próprio parecer favorável ao documento. Por último, o Conselho Universitário aprovou o Relatório na sua 104º reunião ordinária, ocorrida em 28/04/2022, resultando na disponibilização do documento para toda a comunidade.

Com informações de Simone Assumpção.

Unipampa celebra o primeiro contrato com Fundação de Apoio

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assinou contrato, na última semana, com a Engie Brasil Energia S.A com a finalidade da realização do escopo do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “Influência das Mudanças Climáticas nos Eventos Extremos de Precipitação (Inclemente)”, coordenado pelo professor Rafael Maroneze. Este é o primeiro contrato celebrado junto à Fundação de Apoio Luiz Englert, fundação autorizada a trabalhar com a Unipampa. O projeto, que terá duração de 26 meses e será desenvolvido no Campus Alegrete, faz parte de um grupo de projetos registrado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sob o número PD-00403-0054/2022 e sob gestão da Engie.

A celebração de contrato é resultado de um trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Procuradoria Federal da Unipampa, que viabilizou a assinatura em tempo hábil, além das tramitações envolvendo o Campus Alegrete e a aprovação do projeto proposto pelo professor Rafael Maroneze. Este foi o primeiro contrato celebrado da Universidade envolvendo a fundação de apoio Luiz Englert. A autorização de uma fundação permite apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução dos projetos.

Para a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Gentil, a assinatura do primeiro contrato em parceria com a fundação de apoio, empresa privada e a universidade é um fato histórico na Unipampa, que ocorreu devido à possibilidade de credenciamento das fundações de apoio.

Com informações de Menithen Ness.

Notícia Portal Unipampa.

Reunião Geral na Proplan tem como pauta o teletrabalho

Na última segunda-feira, dia 04 de abril, os servidores da Proplan reuniram-se pela plataforma Google Meet para debater aspectos da implantação do teletrabalho na Unipampa. Os grupos da Proplan Reitoria, Campus Alegrete e demais servidores em exercício descentralizado destacaram que o serviço remoto, imposto pela pandemia, deu mostras da aplicabilidade de um modelo de teletrabalho, uma vez que as demandas do período foram plenamente atendidas e a comunicação interna foi bastante eficiente. Alguns servidores manifestaram que a convivência com os colegas é salutar e ajuda na condução de processos, sinalizando preferência pelo teletrabalho híbrido, ou seja, com períodos presenciais. Outros servidores exteriorizaram preferência pelo modelo 100% remoto, comentando que pela natureza de suas atividades, bem como pelo histórico de ações em regime remoto, não é necessária a proximidade física.

A Pró-Reitora comentou sobre aspectos como redução de espaços físicos da Universidade, controle de demandas e infraestrutura necessária aos servidores que atuarão neste regime. Os debates sobre a minuta de Resolução do Teletrabalho seguem até 07 de abril na Pró-Reitoria.

Com informações de Lisiane Inchauspe.

Unipampa e Engie

A Unipampa assinou contrato com a Engie Brasil Energia S.A, com a finalidade da realização do escopo do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “Influência das Mudanças Climáticas nos Eventos Extremos de Precipitação (INCLEMENTE)”, do coordenador Professor Rafael Maroneze.

Este é o primeiro contrato celebrado junto à Fundação de Apoio Luiz Englert, fundação autorizada a trabalhar com a Unipampa.  O Projeto faz parte de um grupo de projetos registrado na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sob o número PD-00403-0054/2022 e sob gestão da ENGIE.
O projeto terá duração de 26 meses.

Reitoria e Campus Bagé realizam Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios

No dia 23 de março, servidores da Reitoria e do Campus Bagé participaram do Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios. O Treinamento foi proposto pela Divisão de Projetos Complementares e Orçamento, e ministrado pela servidora Andressa Fontoura Recchi, da Divisão de Planejamento Ambiental, Arquitetônico e Urbanístico, com a organização pela Divisão de Avaliação, Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal.

Foto: Carla Vidal / PROPLAN

O treinamento visa manter a brigada de incêndio com o treinamento dentro da validade, conforme exigido pelo corpo de bombeiros. A brigada de incêndio é formada por servidores treinados para agir de forma adequada a cada situação de emergência. O curso foi dividido em duas etapas, teórica e presencial. Na parte teórica foram ministrados conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio abordando os temas: teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção, alarme e comunicação. Também foram ministrados conteúdos sobre primeiros socorros, abordando os temas de parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas por corpos estranhos. Na parte prática, os servidores puderam ter a experiência de controlar e apagar o fogo com o uso de diversos tipos de extintores de incêndio, conhecendo o tipo adequado para cada situação. Também foi realizada uma demonstração de como realizar o procedimento de desobstrução das vias aéreas e de reanimação cardiopulmonar. A formação da brigada de incêndio visa atender as resoluções do corpo de bombeiros, além de prezar pela segurança nas edificações da Unipampa.

Foto: Carla Vidal / PROPLAN

Com informações de Carla Vidal.

Resultados do monitoramento do PDI 2021 são divulgados

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), divulga os resultados do monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021. Na página Transparência e Prestação de Contas da Unipampa, os resultados estão disponíveis desde o início de 2022. Desde 2020, o monitoramento dos resultados alcançados conforme os objetivos estratégicos estabelecidos no PDI 2019-2023 passou a ser semestral, ao invés de anual.

Conforme a Proplan, o processo de monitoramento é realizado por meio da plataforma Guri – Gestão Unificada de Recursos Institucionais. Semestralmente, o gestor de cada área informa seus resultados específicos. Ao final do processo, todos os resultados informados são compilados e disponibilizados à alta gestão para fins de repactuação e replanejamento estratégico. Os setores responsáveis pelos objetivos constantes do Planejamento Estratégico integrante do PDI 2019-2023 são o Gabinete da Reitoria, todas as Pró-Reitorias, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), a Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi), a Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS), de acordo com a Portaria nº 687/2021.

Em termos de desempenho geral da Instituição, em 2021, a maioria dos indicadores teve suas metas anuais atingidas ou parcialmente atingidas, ficando 26,31% para serem realizadas nos anos seguintes, de acordo com a necessidade e interesse institucional.

Para o setor responsável pelo monitoramento, “não restam dúvidas de que a pandemia de covid-19 causou um grande impacto no resultado do planejamento institucional tanto em 2020 quanto em 2021”. Algumas metas não puderam sequer ser executadas, enquanto outras foram não apenas alcançadas, mas superadas amplamente, justamente pelas necessidades impostas pelo novo contexto. Espera-se uma normalização das atividades acadêmicas e, consequentemente, da execução do planejamento estratégico nos próximos anos.

Informações detalhadas sobre os objetivos estratégicos e o desempenho da Instituição, bem como os resultados do monitoramento da execução de cada iniciativa, podem ser encontradas na página Transparência e Prestação de Contas da Unipampa. Também é possível observar o desempenho institucional por meio do acompanhamento dos Indicadores do TCU, que são indicadores de desempenho operacional definidos pelo Tribunal de Contas da União (Decisão TCU nº 408/2002), bem como no Painel Universidade 360 do Ministério da Educação.

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/resultados-do-monitoramento-do-pdi-2021-sao-divulgados