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EPROC Realiza Mapeamento e Organização de Processos na Unipampa
Por Micael dos Santos Olegário
O Escritório de Processos (Eproc) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) atua no mapeamento de processos da comunidade acadêmica. O objetivo do trabalho feito pelo Eproc é organizar a burocracia estatal de forma dinâmica, colaborando para o controle e transparência do serviço público. Além disso, o trabalho do Escritório de Processos ajuda na melhoria da qualidade de vida do servidor, ao auxiliar no treinamento e entendimento dos processos administrativos que acontecem na instituição.
As atividades do Eproc são contínuas e envolvem desde a Reitoria, Pró-reitorias, divisões, núcleos, direções dos campi, secretarias acadêmicas, secretarias administrativas e bibliotecas da Universidade. Para atender à comunidade acadêmica, o Escritório de Processos realiza também reuniões com as áreas atendidas e demanda tarefas de levantamento de informações, necessárias ao mapeamento dos processos. Os dados disponibilizados nos relatórios são atualizados de maneira periódica.
Os serviços prestados pelo Eproc podem ser encontrados no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), e os trabalhos mapeados e organizados podem ser conferidos no Repositório de Processos da Unipampa e na página dos Relatórios Interativos.
Confira o vídeo de apresentação do Repositório de Processos da Unipampa
Acesse o vídeo para saber mais sobre o uso e acesso aos Relatórios do Eproc.
Fonte: Notícia Portal Unipampa
Monitoramento das Metas do PDI 2022
Na última semana, os gestores da Unipampa concluíram o processo de monitoramento das metas do PDI 2019-2023 referentes ao primeiro semestre de 2022. Participam do processo o Gabinete da Reitoria, todas as Pró-Reitorias, DTIC, ADAFI, DAIINTER e ACS.
A próxima etapa será a compilação e organização dos dados informados no sistema GURI, com vista à divulgação para toda a comunidade por meio da página da Transparência e Prestação de Contas, onde se pode conferir os monitoramentos anteriores.
Dúvidas ou informações: planejamento@unipampa.edu.br
Com informações de Simone Assumpção.
SisBi realiza pesquisa de Estudo do Usuário
Por Sofia Viero Sorgetzt
O Sistema de Bibliotecas (SisBi) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza, no período de 27 de junho a 30 de julho, a pesquisa de Estudo do Usuário 2022. A ação tem como objetivo conhecer melhor os usuários do Sistema de Bibliotecas da Unipampa visando o planejamento e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos.
Esta é a primeira parte do Estudo de Usuário que o Sistema de Bibliotecas da Unipampa – SisBi promove este ano e se dará através de um formulário de pesquisa com 17 questões que será enviado por e-mail para todos alunos e servidores da Unipampa e disponibilizado no portal da Unipampa, no site, Facebook e Instagram do SisBi para que o público externo possa responder. O estudo também será divulgado através de cartazes nas bibliotecas dos 10 campi da Universidade. A segunda parte será elaborada e aplicada no segundo semestre deste ano.
O formulário de Estudo de Usuário é anônimo, leva poucos minutos para ser respondido e pode ser acessado neste link.
Fonte: Notícia Portal Unipampa
Mudanças na Comunicação da Unipampa no Período Eleitoral 2022
A partir desse sábado, 2 de julho, os canais institucionais da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deverão se adequar à legislação eleitoral vigente, bem como, seguir as orientações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Os ajustes na comunicação institucional devem ocorrer durante o período eleitoral, que vai de 2 de julho de 2022 a 2 de outubro, podendo ser estendido até 30 de outubro de 2022, em caso de segundo turno.
A adequação deve ser feita por todas as Universidades e Institutos Federais. Na Unipampa, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) orienta que, neste período, a divulgação institucional ocorra por meio de conteúdos jornalísticos que visem dar conhecimento à sociedade das ações da Universidade, sem citar nomes de agentes públicos que sejam candidatos a cargo político nas eleições. A cobertura de eventos também deve evitar a citação de pessoas envolvidas nas eleições e/ou com cargos políticos, assim como noticiar informações relativas ao recebimento e uso de recursos financeiros públicos como, por exemplo, emendas parlamentares.
As restrições devem ser seguidas tanto pelos canais oficiais, gerenciados pela ACS, bem como, por todos aqueles que usam o domínio da Unipampa (unipampa.edu.br) ou o nome da Instituição nas mídias sociais, incluindo páginas das pró-reitorias, campi, cursos, etc. Nesse período, os comentários em postagens e a interatividade com o público nas mídias sociais digitais da Unipampa serão desativados, conforme orientação da Secom. Recomenda-se que o mesmo seja feito pelos demais perfis ou páginas institucionais das Unidades. Qualquer comentário que contenha informação político-partidária deve ser apagado. A ACS também alerta para o uso de marcas governamentais e de programas de Governo, que precisam ser vedadas durante o período eleitoral.
Fonte: Notícia Portal Unipampa
Campus Caçapava do Sul recebe curso de TPCI
A pedido da direção do Campus Caçapava do Sul e em parceria com a Coordenadoria de Infraestrutura, nos dias 21 e 23 de junho de 2022, os servidores do campus Caçapava do Sul estiveram presentes no Curso Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios – TPCI.
Na ocasião, as servidoras Andressa Fontoura Recchi e Carla Driely Morsch, apresentaram técnicas de salvamentos e conceitos para reativar a brigada de incêndio do Campus, para manter as edificações em condições seguras e de acordo com a legislação do corpo de bombeiros.
Entre os assuntos tratados, destacam-se:
Prevenção e Combate a Incêndio: Teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção, alarme e comunicação.
Primeiros Socorros: Parada cardiorrespiratória: procedimentos de RCP – Reanimação Cardiopulmonar; OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos: procedimentos de desobstrução.
Monitoramento do PDI
Durante toda esta semana, a Unipampa está em processo de monitoramento das metas do PDI 2019-2023 referentes ao primeiro semestre de 2022. Participam do processo o Gabinete da Reitoria, todas as Pró-Reitorias, DTIC, ADAFI, DAIINTER e ACS.
Neste momento, as interfaces indicadas na Portaria nº 946/2022 estão informando o cumprimento das metas do PDI no sistema GURI, que estará disponível para esse propósito até 10/07/22. Após essa etapa, os resultados serão compilados e divulgados à comunidade na aba Objetivos Estratégicos e Desempenho da página da Transparência e Prestação de Contas, onde se pode conferir os monitoramentos anteriores.
Dúvidas ou informações: planejamento@unipampa.edu.br
Com informações de Simone Assumpção.
Unipampa divulga nota pública sobre corte orçamentário
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta quinta-feira, 30, uma nota pública sobre o corte orçamentário. O texto da nota está disponível a seguir.
Nota pública da Unipampa sobre o corte orçamentário
Bagé, 30 de junho de 2022.
Na última terça-feira, 28 de junho, no prédio 01 da Reitoria da Universidade Federal do Pampa, em Bagé, aconteceu a reunião de dirigentes com participação dos(as) diretores(as) das unidades acadêmicas, Pró-Reitorias e Reitoria. Na pauta da reunião, discutiu-se sobre o corte do orçamento efetuado pelo governo federal e que foi oficializado no Diário Oficial da União do dia 24 de junho de 2022. Para a Unipampa o impacto foi de R$ 3.577.931,00, o que corresponde a 7,2% do orçamento no referido período. Os impactos afetarão todos os setores da instituição, em ensino, pesquisa e extensão.
Neste sentido, cada Pró-Reitoria apresentou possibilidades de cortes nas respectivas áreas, visando a minimização dos impactos, contudo todas as áreas serão afetadas. Também foram apresentados, pela PROPLAN, possíveis cenários e debatidos os riscos inerentes a cada um.
É importante lembrar que a Universidade Federal do Pampa, nossa UNIPAMPA, é fruto da esperança, da resistência, da luta, da dedicação e do avanço das políticas públicas de expansão universitária, que fazem com que nossa região da campanha e da fronteira oeste tenham Educação Superior Gratuita, Pública, Laica e de Qualidade, que busca a Justiça e a Equidade Social.
O corte divulgado por meio do relatório de receitas e despesas do orçamento irá inviabilizar o funcionamento de serviços essenciais da Universidade. Essa situação atinge diretamente atividades fundamentais de ensino, pesquisa e extensão; visitas técnicas e insumos de laboratórios; assim como todos os serviços prestados por meio de contratos de terceirizados, como limpeza, vigilância, serviços agropecuários, portaria e auxiliares. O contexto é alarmante, pois o corte ocorre nos recursos destinados à manutenção da Instituição. Caso não ocorra a recomposição do orçamento, haverá um real comprometimento da vida universitária.
Neste sentido, deliberou-se pelo esforço de não agravar os prejuízos em uma área maior do que em outra, pois o entendimento é de que ensino, pesquisa e extensão são atividades-fim indissociáveis e o desinvestimento nestas áreas precariza a qualidade do ensino superior.
Como encaminhamento conjunto, foram acordadas prioridades institucionais, sendo essas a não demissão de terceirizados e manutenção dos valores do Restaurante Universitário e das políticas de assistência estudantil como um todo. Nas próximas semanas, novas reuniões de acompanhamento serão realizadas para tomada de decisões, levando o debate a toda a comunidade universitária.
A íntegra da nota pública também está disponível neste link.
Fonte: Notícia Portal da Unipampa
1º Ciclo de Formação Sobre Ética e Integridade Pública – Oficina Sobre Assédio Moral e Sexual
A Unidade de Gestão de Integridade (UGI), em parceria com a PROGEPE, em observância ao Plano de Integridade da Unipampa – período 2021/2022, realiza palestra sobre assédio moral e sexual com a psicóloga Camila Perez.
O evento ocorrerá no dia 29 de junho às 16 horas, via Google Meet. As inscrições serão disponibilizadas de 20 a 26 de junho, através do formulário disponível em https://cutt.ly/ZJeBRfR. A participação dá direito a certificação de duas horas aos ouvintes, mediante presença e aproveitamento mínimo de 60% no formulário avaliativo.
Com informações de Bruno Donato.