Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 9

Política de assistência estudantil e necessidades do curso de Turismo são discutidas em reuniões no Campus Jaguarão

Na sequência da agenda de reuniões no Campus Jaguarão, no último dia 7 de fevereiro, a gestão da Universidade Federal do Pampa – Unipampa conversou com os discentes sobre a Política de Assistência Estudantil. Além do reitor, Edward Frederico Castro Pessano, estavam presentes a pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Gonçalves, o pró-reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura, Paulo Duarte Filho, o pró-reitor adjunto de Infraestrutura Fabiano Zanini e a diretora do Campus Jaguarão, Silvana Maria Gritti.

O reitor da Unipampa também se reuniu com os professores do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Na oportunidade, foram discutidas as necessidades e perspectivas para a graduação, bem como, a elaboração do Projeto da Pousada Escola.

Fonte: Instagram da Reitoria da Unipampa

Reitoria reúne-se com direção do Campus Jaguarão para tratar sobre reforma nos prédios acadêmicos e administrativo

 

Na última quarta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, cumpriu agenda no Campus Jaguarão. A primeira reunião foi com a direção da Unidade para tratar da execução de obra no campus. Também participaram da atividade o pró-reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura, Paulo Fernando Marques Duarte Filho, o pró-reitor adjunto de Infraestrutura, Fabiano, Zanini Sobrosa, a pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Gonçalves, os engenheiros Alian Moreira Engroff e Pedro Olendski Elias Junior, da Divisão de Projetos Complementares e Orçamentos (DPCO) da Propladi, e representantes da empresa Apague Engenharia.

A obra, que foi licitada em 2020, visa a realização das adequações físicas e instalações necessárias para a obtenção dos Alvarás de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) dos prédios do Campus. No entanto, um mandado de segurança foi impetrado por uma das participantes do certame e o processo judicial somente foi finalizado em meados de 2023, quando se efetivou a assinatura do contrato no valor de R$ 1.134.132,44, que deu origem ao contrato 23/2023 com a Empresa Apague Engenharia. Desde a proposta da empresa, em 2020, até a finalização do processo judicial, em 2023, houve a necessidade de reajuste do contrato no valor de R$362.289,45 resultando em um investimento total de R$1.496.421,89. O prazo de execução dos serviços é de 12 meses, com início até o 15º dia útil após a emissão da Ordem de Serviço.

Com informações de Simone Prior Prietsch.

Fonte: Instagram da Reitoria da Unipampa

Mensagem da Gestão Central do SCDP

Prezados Usuários, 

A Constituição Federal de 1988 preconiza em seu parágrafo único do artigo 70: 

Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. 

A Lei 8429 de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, em seu inciso VI do artigo 11, corrobora com esse entendimento ao instituir que constitui ato de improbidade administrativa quem deixa de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades. 

Nesse sentido, a Instrução Normativa no 3 de 2015 em seu artigo 19 determina que a prestação de contas dos afastamentos a serviço sejam realizadas por meio do SCDP, no prazo máximo de 5 dias do retorno da viagem. 

Dessa forma, lembramos a todos os servidores envolvidos no afastamento a serviço o que o artigo 11 do Decreto 5992 de 2006, determina: 

Responderão solidariamente pelos atos praticados em desacordo com o disposto neste Decreto a autoridade proponente, a autoridade concedente, o ordenador de despesas e o servidor que houver recebido as diárias. 

Tendo em vista o dever funcional como servidores públicos, para evitarmos ônus de qualquer espécie, seja pelo impedimento de realizar outra viagem, seja pela responsabilização pelo não cumprimento do dever legal, ou ainda, pelo ônus financeiro à Administração Pública, solicitamos que sejam tomados os procedimentos administrativos para que as prestações de contas dos afastamentos a serviço sejam realizadas no tempo determinado em lei. 

Atenciosamente,
Gestão Central do SCDP. 

Com informações de Angela Silva.

 

Vice-reitora da Unipampa participa de reunião entre Escola Luiz Mércio e Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa está cada vez mais atenta às demandas da região onde a Instituição está inserida e vem fortalecendo a relação com as escolas municipais e estaduais. Um exemplo é a parceria com a Escola Estadual Dr. Luiz Mércio Teixeira, de Bagé, onde terá um Gabinete para atendimento à comunidade. Na manhã da segunda-feira, 5, a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, participou de uma reunião entre a Escola Luiz Mércio e a e Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, para tratar da pavimentação da Rua Monte Líbano, no bairro Getúlio Vargas, em frente à Instituição de Ensino.

Os recursos para pavimentação da rua em frente ao prédio foram conquistados pela escola na Consulta Popular do Estado. O diretor da Escola, Eduardo Ruiz, solicitou a reunião para saber o andamento do projeto que precisa ser apresentado até o dia 16 de fevereiro aos órgãos concedentes do Estado para execução da obra.

Também participaram o presidente e a assessora técnica do Corede Campanha, Fábio Pìntos e Elisabeth Drumm, o vereador Lelinho Lopes e representantes da comunidade do bairro Getúlio Vargas. Eles foram recebidos por técnicos da Secretaria, que explicaram o que está sendo pensado para o projeto de pavimentação do trecho em frente à escola, uma obra que além da pavimentação, deve incluir a construção de passeios públicos, sinalização vertical e horizontal e drenagem.

Os recursos conquistados pela escola na Consulta Popular, no fim do ano passado, superam o valor de R$ 1 milhão. A expectativa é de que a obra seja realizada até metade de 2025.

Com informações da Escola Luiz Mércio e foto de Anderson Coka.

Fonte: Instagram da Reitoria da Unipampa – @unipampareitoria

SCDP na Prática – Assista ao Vídeo no Youtube

Prezados servidores usuários do SCDP,

Visando à melhoria dos nossos processos, sugerimos que assistam ao vídeo institucional produzido pelo Ministério da Economia, disponível no canal do youtube do  Ministério do Planejamento e Orçamento, intitulado “Webinar: A importância da Prestação de Contas dos afastamentos a serviço da administração pública federal realizados por meio do SCDP“.

Com informações de Silvana Tolfo.

UNIPAMPA, FLE e Ilsa Fertilizantes firmam parceria para maximizar produção sustentável de soja

A UNIPAMPA, em parceria com a Fundação Luiz Englert – FLE e a empresa Ilsa Fertilizantes, firmam contrato do projeto de pesquisa intitulado: Microrganismos promotores de crescimento de plantas e eficiência da adubação organomineral em soja, que tem, dentre os objetivos, quantificar o potencial da adição de organismos promotores de crescimento de plantas, associados ou não com fertilizantes orgânicos e organominerais, em melhorar a nutrição da soja e a eficiência de uso dos fertilizantes;
qualificar a formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, fortalecendo o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e avaliar o potencial de fertilizantes orgânicos e organominerais em substituir a adubação mineral tradicional visando a nutrição e produtividade de soja.

Justificativa para Execução
O Brasil, como um dos maiores produtores globais de grãos, enfrenta desafios significativos relacionados ao uso excessivo de agroquímicos, que encarece os custos de produção e gera impactos ambientais. A pesquisa proposta visa explorar alternativas sustentáveis, como o uso de fertilizantes orgânicos e microrganismos promotores de crescimento de plantas, a fim de tornar a cultura da soja mais eficiente e menos dependente de insumos químicos.

Resultados Esperados
Ao término do experimento, espera-se quantificar os benefícios do uso de produtos minerais, organominerais e microrganismos eficientes no desenvolvimento e na produtividade da soja, comparativamente ao cultivo convencional. Essa pesquisa não apenas amplia o conhecimento científico sobre práticas agrícolas sustentáveis, mas também busca contribuir para a maximização dos rendimentos na produção de soja, promovendo um impacto positivo tanto para os produtores quanto para o meio ambiente.

O projeto será  coordenado pelo prof. Frederico Costa Beber Vieira do Campus São Gabriel.

Valor Global: R$ 68.614,86
Prazo: 21/12/2023 a 20/12/2025

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio publica informações de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto.

UNIPAMPA, FAURG e MPA firmam parceria em projeto para difundir aquicultura de forma sustentável

A UNIPAMPA, em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande – FAURG e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA,  firmam contrato do projeto de pesquisa intitulado: Estruturação e Modernização do Curso de Engenharia de Aquicultura da Unipampa, que tem como objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Aquicultura da Unipampa, com a finalidade de fomentar o êxito e a permanência dos estudantes no curso e formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da inovação na aquicultura. Além disso, visa difundir e desenvolver a aquicultura de forma sustentável, diversificando o potencial de investimento e estimulando o desenvolvimento social e econômico na região oeste do Rio Grande do Sul. O projeto será  coordenado pela prof. Alessandra Sayuri Kikuchi Tamajusuku Neis, do Campus Uruguaiana.

Valor Global: R$ 499.878,50
Prazo: 13/12/2023 a 12/12/2025

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio publica informações de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto.

Apresentação da PROPLADI

Prezados colegas e comunidade acadêmica, somos a PROPLADI!

Da fusão entre a PROPLAN e a PROAD, surgiu a PROPLADI- Pró-reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura.

Desde o dia 01 de janeiro de 2024, estamos com nova estrutura e nova gestão.
O Pró-reitor é o Professor Paulo Fernando Marques Duarte Filho. A Pró-reitora adjunta de Planejamento e Administração é a TAE Gelsa Mara Nascimento de Mora. O TAE Fabiano Zanini Sobrosa permanece como Pró-reitor adjunto de Infraestrutura.

Por oportuno, informamos que já está disponível nosso novo endereço de e-mail: propladi@unipampa.edu.br, bem como a caixa SEI PROPLADI.

Nossa nova página institucional está sendo planejada para que todos tenham o melhor acesso às informações da pasta.

Com informações de Lisiane Inchauspe.

Acompanhe as Obras da Unipampa – Dezembro/2023

A Coordenadoria de Infraestrutura divulga mensalmente o relatório de obras em andamento da Unipampa. As informações disponibilizadas contém imagens das obras e dados como campus de origem, número do contrato, percentual executado, valor liquidado e valor do contrato mais aditivos.

Estas são as obras em andamento e seus percentuais executados:

Prédio Acadêmico III – Fase 03 no Campus Itaqui – 96,64% executado
Reforma do Auditório (Bloco 01), Biblioteca (Bloco 03) e Incubadoras (Bloco 02) no Campus Bagé – RECEBIMENTO DEFINITIVO
Conclusão do Bloco V e Reservatório no Campus Bagé – 87,31% executado
Pórtico da Estância do Pampa do Campus Dom Pedrito – RECEBIMENTO DEFINITIVO
Incubadora Tecnológica do Campus Caçapava do Sul – 63,79% executado
Incubadora Tecnológica do Campus Bagé – 49,33% executado
Conclusão da Casa do Estudante do Campus Alegrete – 69,01% executado
Adequações do Prédio C3 do Campus Alegrete – 39,68% executado

Siga este link para acessar as imagens e mais informações sobre o acompanhamento das obras referente ao mês de Dezembro de 2023.

Comissão Geral de Elaboração do PDI realiza reunião e planeja ações para 2024

A Comissão Geral de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), esteve reunida na manhã da última quinta-feira, 21, com a vice-reitora da Instituição, Francéli Brizolla, e com o integrante da equipe de transição, o futuro pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad), Paulo Fernando Marques Duarte Filho. A reunião teve como finalidade a integração entre os membros da Comissão e o planejamento para o ano de 2024.

Dentre os assuntos abordados estão o acompanhamento dos trabalhos realizados pelas Comissões Temáticas, incluindo o retorno dos trabalhos em 2024; as últimas atualizações da página do PDI (Como Participo?); a participação discente na Comissão Geral; e a realização de eventos que promovam e divulguem este processo nas demais mídias da Universidade. Também foi reconhecido o trabalho da atual gestão para o início e na condução dos trabalhos.

Para saber mais, acompanhe o site do PDI.

Com informações de Tiago Perez.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa