Residência Pedagógica Unipampa | Página: 3

Participação do núcleo Ciências da Natureza DP na Mostra da Extensão e no Anima Campus

O núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito do Programa Residência Pedagógica, participou no mês de novembro de 2019 dos seguintes eventos promovidos no Campus: Mostra da Extensão e Anima Campus. A Mostra da Extensão ocorreu no dia 05 de novembro no CTG Herança Paternal. No evento, residentes e orientadores apresentaram materiais didáticos de Ciências da Natureza confeccionados pelo grupo e atividades práticas experimentais que permitiram a interação com os visitantes.

Mostra da Extensão do Campus Dom Pedrito

 

O Anima Campus ocorreu no dia 24 de novembro. No evento, o núcleo ministrou oficinas sobre a construção de vasos auto irrigáveis com garrafas pet.

Anima Campus

Trabalhos no EnlicSul 2019

Residentes, preceptoras e orientadoras do núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito, tiveram trabalhos aprovados no III Encontro das Licenciaturas Região Sul (Enlic Sul):

Cleusa Maria Dos Santos Mancilia, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Maria Alice Acosta

 

Fernanda Tarouco Gonçalves, Juliana Martins Rodrigues, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Debora Muller Correia

 

Thais Freitas Souza, Jussiara Caminha, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Márcia Garcez de Ávila​

 

Jéssica Solange Postiglioni Terterola, Débora Correa Muller, Franciele Oliveira Coelho

 

Jussiara Rodrigues Caminha, Thais Freitas Souza, Danieli Brinhol Portilho, Márcia Garcez Ávila, Franciele Braz de Oliveira Coelho

 

Caroline dos Santos Xavier, Débora Muller, Franciele Braz de O. Coelho

 

Link do evento: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLICSUL2019/schedConf/presentations

Participação no 11º SIEPE Unipampa

Residentes, preceptoras e orientadores do núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito participaram do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Unipampa. No evento foram apresentados os seguintes trabalhos:

HORTA NA ESCOLA: DIRECIONANDO O ESTUDO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS AO COTIDIANO DO ALUNO. Autoras: Karen Machado da Cunha;  Maria Alice Moreira Acosta,; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

A IMPORTÂNCIA SOBRE A PREVENÇÃO DO AEDES AEGYPTI NA COMUNIDADE ESCOLAR. Autoras: Quéli Chemello Piecha; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Karen Machado da Cunha.

UM OLHAR VOLTADO PARA A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autoras: Viviane Oliveira Melo de Souza; Franciele Braz De Oliveira Coelho.

USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Autoras: Líslei Machado de Azambuja; Franciele Braz De Oliveira Coelho; Juliana Castilhos Paz.

O USO DO MODELO DIDÁTICO PIRÂMIDE ALIMENTAR NA APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.  Autoras: Emanuelle Boeno Stochero; Franciele Braz De Oliveira Coelho; Tatiane Fontoura Garcez; Debora Muller Corrêa.

ESTÁGIO CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR REGENTE. Autoras: Juliana Castilho Paz; Cadidja Coutinho; Lislei Azambuja Machado Duarte; Maria Alice Acosta; Franciele Braz de Oliveira.

PRODUÇÃODOPAPELSEMENTEAPARTIRDOSCONCEITOSDATABELAPERIÓDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL. Autoras: Cleusa Mancilia; Maria Silvana Aranda Moraes; Angélica Rodrigues Tarouco; Clarisse de Mattos Machado; Jessie H. Sudatti.

A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR. Autoras: Fabiana Gomes Guntzel; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO. Autores: Uilson Tuiuti Vargas Gonçalves; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

O TEMA SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE PRÉVIA. Autoras:  Maria Alice Moreira Acosta; Cadidja Coutinho.

Os textos encontram-se nos anais do evento: https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/anais/

Melhorias nas escolas-campo do Programa Residência Pedagógica

O núcleo de Ciências da Natureza – Dom Pedrito organizou espaços que buscam promover melhorias nas escolas-campo vinculadas. Na E.E.E.M. Nossa Senhora do Patrocínio foi organizada, pelos residentes e preceptora, uma sala de estudos para os alunos da escola. Este espaço é destinado ao Grêmio Estudantil da referida escola e agora poderá também, servir como espaço de estudos. Abaixo alguns registros do local:

Na E.M.E.F. Professor Bernardino Tatú, residentes, preceptora e orientadora, organizaram um espaço cultural que disponibilizou para a comunidade escolar livros e revistas. Esta ação busca atender uma demanda da escola, a qual não possui biblioteca.

No I.E.E. Bernardino Ângelo, o grupo de residentes e preceptora, optou por ampliar a área desenvolvida pela residente Karen Cunha para suas atividades de regência – uma horta na escola. Este espaço possibilitou o estudo de conceitos de Ciências da Natureza e seus produtos estão sendo utilizados pelo refeitório da escola.

Com a organização destes espaços, o referido núcleo buscou além da promoção de melhorias para o Ensino de Ciências da Natureza, também deixar a marca do Programa Residência Pedagógica nas escolas participantes.

Educação Física no Intra RP

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o núcleo de Educação Física esteve presente no Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP realizado em Bagé-RS.

Docentes orientadores, preceptores, residentes, colaboradores e a coordenadora do PRP na Unipampa trocaram ideias, relataram experiências e participaram de oficinas idealizadas pelos diferentes núcleos do programa na Unipampa.

O núcleo da EF levou como oficina “Educação Física Adaptada”, possibilitando aos presentes outras formas de vivenciar as aulas de educação física. Uma das atividades foi o Tapete sensorial, idealizado por residentes e sua preceptora. A ideia do tapete surgiu após as residentes perceberem uma aluna cega em suas aulas. A intenção foi possibilitar outras formas dos alunos vivenciarem o cotidiano dessa aluna, estimulando a eles experiências do cotidiano desta aluna bem como a empatia para com a colega.

Foram ofertadas outras atividades sobre a responsabilidade dos demais residentes, como: Boliche as cegas, Pênalti e Dança de olhos vendados.

Ainda, o núcleo proporcionou um jogo de Xadrez diferente, com peças gigantes. O grupo de residentes junto ao preceptor responsável organizaram inicialmente uma abordagem teórica sobre o jogo, e após realizaram uma competição saudável como forma de vivenciar o Xadrez.

Agradecemos a oportunidade de compartilhar um pouco do que desenvolvemos ao longo do ano nas nossas escolas campo!

Projeto interdisciplinar Rota das Missões Jesuíticas – Escola-campo Arneldo Matter

Os residentes da Escola-Campo Arneldo Matter realizaram projeto interdisciplinar denominado “Rota das Missões Jesuíticas: uma viagem através do conhecimento e valorização do patrimônio cultural missioneiro” sob a supervisão da Preceptora Milviane Minuzzi.  O objetivo do projeto foi oportunizar aos alunos o entendimento sobre a estrutura das reduções jesuíticas, sua organização social, econômica e territorial, assim como compreender a sua importância para a construção histórica do município de São Borja e do estado gaúcho. O projeto foi  executado em três momentos distintos, num primeiro momento, consistiu em exibição de documentários e exposição oral sobre o tema, sendo realizada abordagem interdisciplinar, isto é,  analisando o fenômeno na perspectiva geográfica, sociológica, filosófica e histórica para os alunos do 6º e 7º ano.  O segundo momento ocorreu a viagem para a redução jesuítica localizada em São Miguel das Missões. No local, os alunos contaram com a visita guiada pelo sítio arqueológico, pela guia de turismo regional, Lúcia Engel; e, também assistiram o espetáculo Show e Luzes. No último momento, os alunos irão realizar trabalhos lúdicos, manuais como a elaboração e construção de maquetes, produção de trabalhos artísticos em forma desenhos, pinturas, poemas e exposição de fotos da viagem para a comunidade escolar.

                   

 

Residentes expõem trabalho desenvolvido na Escola-Campo Arneldo Matter no III COINTER

Os residentes da escola-campo Arneldo Matter Maico Acosta, André Amaral e Gladis Rosa apresentaram trabalho no III COINTER –  Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas no campus São Borja. O trabalho socializado foi resultante de uma experiência pedagógica realizada durante o período de Imersão na escola-campo, cujo o tema foi “Uma experiência docente através do Programa Residência Pedagógica: O respeito às diversidades étnico-raciais e culturais“. A atividade teve como objetivos: oferecer espaço- tempo para que os alunos refletissem sobre o respeito à diversidade étnico-cultural, assim como, conhecer o contexto histórico que deu origem ao Dia da “Consciência Negra”; conhecer os elementos da cultura afro-brasileira; combater as discriminações étnico e culturais através da literatura; debater sobre o racismo; e refletir sobre a importância do Dia da Consciência Negra na conjuntura atual brasileira frente os desafios e obstáculos que enfrenta diariamente a população negra. 

Projeto Interdisciplinar Feira das Nações – Escola Campo Sagrado Coração de Jesus.

      Hoje ocorreu a socialização do projeto  “Feira das Nações”  organizado pelos residentes da escola-campo Sagrado Coração de Jesus: Lucas Mattos, Francieli Fontela, Yasmin Araujo, Vitória Silveira e Valeska Ávila, sob a supervisão da Preceptora Cristiane Carvalho.  O objetivo geral do projeto foi oportunizar espaço-tempo para que os alunos compreendessem o processo de imigração e colonização do território brasileiro sob a perspectiva histórica, social, econômica e cultural. Após diversas aulas expositivas  e oficinas realizadas pelos residentes sobre o tema, os alunos organizaram stands com os trabalhos realizados nas oficinas, apresentaram um prato típico e  vestiram-se conforme a cultura de cada país/nação.

Esse projeto de cunho interdisciplinar vai ao encontro do perfil do licenciando  em Ciências Humanas, cuja habilitação é para o exercício docente no Ensino Fundamental séries finais (História e Geografia) e no Ensino Médio (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), na área de Ciências Humanas e Sociais.   Além disso, espera-se que sua postura pedagógica diante dos conteúdos escolares/objetos de conhecimento ocorra de forma interdisciplinar, isto é, lançando olhar sobre objeto de estudo sob as diferentes perspectivas (histórica, sociológica, geográfica e filosófica) e dimensões (cognitiva e socioemocional).