Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (CNPq/UNIPAMPA)
Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, com objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional.
Regulamentado também pela RN 017/2006-CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio – PIBIC/EM é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais destinadas a fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.
O PIBIC-EM possui foco na criação de uma cultura científica, já que os estudantes participarão de atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado.
A UNIPAMPA distribui as cotas de acordo com a demanda e entre as escolas parceiras no programa. As escolas atualmente cadastradas ao programa institucional são:
- E.M.E.B. Murilo Nunes De Oliveira (Alegrete)
- Escola Estadual De Ensino Médio Dr. Carlos Antonio Kluwe (Bagé)
- Escola Técnica Estadual Doutor Rubens Da Rosa Guedes (Caçapava Do Sul)
- E.E.E.M Professora Gladi Machado Garcia (Caçapava Do Sul)
- E.E.E.M Jeronimo Mercio Da Silveira (Candiota)
- Colégio Estadual São Patrício (Itaqui)
- Colégio Tiradentes São Gabriel (São Gabriel)
- Instituto Estadual De Educação Menna Barreto (São Gabriel)
- E.E.E.M Dr. Fernando Abbott (São Gabriel)
- E.E.E.M Dr. José Sampaio Marques Luz (São Gabriel)
- E.E.E.M XV De Novembro (São Gabriel)
- E.E.E.M João Pedro Nunes (São Gabriel)
- Escola Técnica Municipal São Gabriel (São Gabriel)
- Instituto Estadual Romaguera Correa (Uruguaiana)
- Instituto Estadual De Educação Elisa Valls (Uruguaiana)
- E.E.E.M Marechal Cândido Rondon (Uruguaiana)
A UNIPAMPA distribui as cotas dentro das 8 grandes áreas do CNPq: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Letras, Linguística e Artes. A distribuição se dá por demanda qualificada, baseando-se no número de solicitações e na pontuação mínima dos solicitantes. Esta pontuação é obtida a partir da pontuação do currículo Lattes, nota do projeto de pesquisa e nota do plano de atividades do bolsista.
O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado através do SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão).
O solicitante deve possuir titulação de mestre ou doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento dentro do período definido em edital.