Etapas da certificação digital – Token A3

Obter Certificado

A certificação ICPEdu é incentivada na instituição em substituição do token físico, enquanto a universidade dispor de dispositivos usb e a liberação de tokens for autorizadas o suporte permanecerá ativo.
A solicitação deve ser efetuada na Coordenação Administrativa de sua unidade.  Devido ao número limitado de tokens (dispositivo no qual é instalado o certificado digital), os servidores da UNIPAMPA com cargos ou funções abaixo terão prioridade no processo:

  • Diretores;
  • Coordenadores de cursos de graduação ou pós-graduação a nível de mestrado ou doutorado;
  • Coordenadores administrativos;
  • Usuários de sistemas governamentais, como SIASG ou SCDP;
  • Analistas e técnicos do suporte de TI;
  • A critério da chefia, servidores com uso frequente de assinatura digital em documentos oficiais podem ser contemplados.

Por favor, leia todas as etapas abaixo, seguindo estritamente as instruções.
Em caso de dúvidas, abrir um chamado para o STIC local auxiliar no processo.


Etapas:

Antes de iniciar, verifique:
1.
Disponibilidade de token novo (o dispositivo USB) com a Coordenação local;
1.1. Para quem está renovando o certificado vencido, o token pode ser reutilizado após formatá-lo (utilize o software de administração do token);
2. Disponibilidade do cartão do convênio com os Correios junto à Coordenação local;
3. Agência dos Correios habilitada à certificar mais próxima (clique aqui). Recomenda-se entrar em contato com a agência para agendar a operação.


1ª ETAPA: Formulário de pedido e assinatura do termo

1.
Acessar o site dos Correios para preenchimento do formulário de solicitação:
…..1.1. Site https://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb/;
…..1.2. No menu “Meu Certificado” clicar em “Solicitar Certificado”;
…..1.3. Preencher dados do formulário (apenas RG, telefone, e-mail e endereço);
…..1.4. Após confirmar os dados, surgirá uma tela com o número de referência do pedido e o código de acesso. Anotar estes dados;
…..1.5. Nesta mesma tela, clique em “Gerar Termo” e imprima duas vias. Não assinar o documento ainda;
2.  Levar a seguinte documentação para a agência dos Correios:
…..2.1. O termo impresso em duas vias, para assinatura naquele local;
…..2.2. Fotocópia e original de documento com foto de até 5 anos, preferencialmente a CNH;
…..2.3. Fotocópia e original da última conta de água, luz ou telefone ou contrato de aluguel em nome do servidor;
…..2.4. Cartão do convênio com os Correios ou fotocópia (frente e verso) do mesmo;
3. No momento da entrega da documentação se identificar como servidor da Unipampa e pedir a checagem do convênio;
4. O servidor não deve realizar nenhum tipo de pagamento com recursos próprios.


2ª ETAPA: Baixando certificado para o token

1. Iniciar esta etapa após receber a mensagem de aprovação por e-mail;
2. Conectar o token novo ou formatado no computador;
3. Acessar o mesmo site da etapa inicial;
…..3.1. Esta etapa possui restrições com relação aos navegadores utilizados, ele precisar estar com o plugin Java ativado (versões mais antigas do Firefox ou IE);
4. No menu “Meu Certificado” clique em “Baixar”;
5. Digitar o número de referência, código de acesso e senha referentes ao formulário da 1ª etapa;
6. Após, ele poderá solicitar a senha PIN do token que pode ser a padrão (“123456” ou “1234”) ou a senha anteriormente utilizada pelo servidor (no caso de renovações);
7. Posteriormente, deverá aparecer uma mensagem confirmando que o certificado foi instalado. O token estará pronto para o uso.
8. Se o token estiver com a senha padrão recomendamos a troca imediatamente após finalizado este processo;
9. O usuário deverá assinar a lista de certificações digitais, enviando uma cópia para tokens@dtic.unipampa.edu.br.


3ª ETAPA: Instalando certificados e drivers do token no computador

1. Se você apenas renovou o seu certificado, ignore esta etapa.
2. Clique aqui para abrir as orientações sobre a 3ª etapa.

 

Instalação do Token

Manuais