Assinatura Eletrônica do gov.br

O que é e para que serve?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

• Validação facial realizada pelo aplicativo Meu gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos conveniados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Conheça as etapas para a realização deste serviço

Etapa 1

1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br
  2. Certifique-se de que sua conta do gov.br está validada para realizar a assinatura digital.
  3. Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “verificada” ou “comprovada” (saiba mais).

Etapa 2

1. Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha
  2. Após o login, você será direcionada para a tela de “Assinatura de documento

Etapa 3

1. Adicione o arquivo que será assinado
  2. Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx, .pdf, ou .odt.

Etapa 4

1. Escolha o local da sua assinatura no documento
  2. Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura

Etapa 5

1. Valide sua assinatura
  2. Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br“. Em seguida, insira o código enviado para o seu celular.
    Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.

Etapa 6

1. Baixe o documento assinado
  2. Clique em “Baixar arquivo assinado” para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.

Etapa 7

1. Consultar assinatura do documento
  2. Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.
  3. Também é possível consultar as assinaturas do documento no “Painel de Assinaturas” do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.

Saiba como importar os Certificados do gov.br no Adobe

1. Primeiramente, baixe a cadeia e certificados do gov.br clicando em:
Download da cadeia de certificados do GOV.BR

2. Salve o arquivo em um local conhecido no seu computador, para conseguir acessá-lo posteriormente (documentos, download, desktop, etc);

ATENÇÃO!
Realize os passos seguintes utilizando o arquivo baixado

3. Abra o Adobe Acrobat Reader. Clique em Editar e em Preferências.

4. Clique em Assinaturas e em seguida em Mais na área de Certificados confiáveis e de identidade.

5. Clique em Certificados confiáveis e em seguida em Importar.

6. Clique em Procurar.

7. Selecione o arquivo que você baixou anteriormente (chamado Cadeia_GovBr-der.p7b) e clique em Abrir

8. Em seguida, selecione o certifcado P1 Homologação e clique em Importar.

9. Pronto! Pode fechar todas as telas. A partir de agora, o certificado da AC Raiz do gov.br torna-se confiável em seu Adobe e com isso, terá mais facilidade para confiar em documentos PDF assinados eletronicamente com certificados digitais emitidos pelo gov.br.