O que é?

O QUE SÃO CERTIFICADOS DIGITAIS?

Clique aqui para solicitar.

Certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma identidade virtual, utilizados para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais.

CERTIFICADO PESSOAL

O Certificado Pessoal é gratuito, emitido automaticamente e pode ser usado para:

  • Assinaturas eletrônicas
  • Cifragem de documentos
  • Autenticação em serviços

COMUNIDADE ACADÊMICA FEDERADA

É válido em todo sistema acadêmico e de pesquisa brasileiros, e pode ser usado por alunos, professores e servidores com acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

ONDE POSSO USAR O ICPEDU?

Os certificados SSL são instalados nos servidores web das instituições clientes da RNP implementando a comunicação criptografada aumentando, assim, a segurança no acesso e a credibilidade em relação à instituição. Esse certificado é restrito ao uso educacional e não possui atributos (não funciona) para acesso a sistemas governamentais como o ComprasNet, SIAPE, SIAFI, Sigepe, Serpro, entre outros.

COMO IDENTIFICAR?

Toda vez que um usuário acessa uma página web que contém a imagem de um pequeno cadeado ao lado esquerdo do seu endereço, isto significa que este site está usando um certificado SSL.

Os computadores e a internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.

No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos (Fonte: clicar aqui).


Entenda como funcionam os elementos que compõem a certificação digital:

 

Os tokens são dispositivos USB, similares à um pen-drive mas com o único propósito de guardar os certificados digitais com segurança.
.
.
Os certificados digitais dos tokens agem diretamente com os certificados dos navegadores de internet, possibilitando uma autenticação segura em sites como Comprasnet e SCDP.
.
.
Os arquivos de instalação do token são importantes para que haja esta comunicação entre dispositivo e navegador, além de possibilitar a identificação por aplicativos para assinatura digital. Entenda como funciona a validade das assinatura digitais, clicando aqui.

 

Por determinação da ICP Brasil, que regulamenta a certificação digital no país, esta tecnologia passou por uma evolução recente, que está vigente desde 1º de janeiro de 2012 no Brasil. Clique aqui para saber mais.

Conheça mais detalhes sobre certificados digitais por meio de outros sites, clicando aqui.