Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho

dasst.progepe@unipampa.edu.br

As atividades desenvolvidas pela equipe da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) abrangem ações que visam promover saúde, segurança e qualidade de vida ao servidor da instituição.

Dentre os principais processos de trabalho desenvolvidos pela DASST, estão:

• Campanhas sazonais de promoção e atenção à saúde e segurança do trabalho: tem por objetivo compartilhar conhecimento e promover conscientização, através de informativos divulgados na página da Unipampa, redes sociais e e-mails institucionais. São temas de relevância em saúde pública, cuja divulgação é realizada em consonância com o calendário das campanhas do Ministério da Saúde, por meio da observação do cenário epidemiológico e do contexto geral da saúde do servidor na Unipampa, em relação aos aspectos físico, social, mental e/ou laboral.
  • Encontros de Qualidade de Vida: projeto que aborda temas relacionados à saúde ocupacional e à promoção do bem-estar físico, social, mental. São realizados eventos que visam proporcionar trocas, integração e conscientização acerca dos cuidados com a saúde, estimulando hábitos saudáveis de vida e de trabalho.
  • Participação em grupos de trabalho, comissões e/ou comitês institucionais: representação em espaços em que haja discussão de temas relacionados à promoção e prevenção em saúde e segurança do trabalho. Tem por finalidade subsidiar os gestores e demais setores em tomadas de decisão institucionais em relação a esses temas.
  • Representação na Comissão Permanente de Promoção da Cultura de Paz (CCPAZ): compete à CCPAZ o planejamento, a execução e a avaliação das ações de conscientização e de prevenção, além de monitorar a responsabilização de qualquer tipo de violência no âmbito da Unipampa. Dada a relevância das temáticas, que impactam diretamente na saúde – a nível individual e institucional – a DASST conta, atualmente, com duas servidoras na representação da referida comissão.
  • Avaliação de condições ambientais de trabalho: tem por objetivo subsidiar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de forma segura, orientando quanto a medidas para eliminação, redução e controle de riscos que provoquem danos à saúde e integridade física do servidor.
  • Adicionais ocupacionais e gratificações por trabalhos com raios-X ou substâncias radioativas: emissão de laudos técnicos periciais e pareceres para fins de caracterização do exercício de atividades e operações insalubres ou perigosas, bem como avaliação da documentação quando do exercício de atividades em área controlada.
  • Apoio técnico em saúde e segurança do trabalho: orientações e análise técnica relacionadas à saúde e segurança do trabalho aos demais setores da Unipampa.
  • Estruturação de dados para emissão de Perfis Profissiográficos Previdenciários: apontamento de informações sobre registros ambientais existentes – dados de exposição a fatores de risco e atendimento a requisitos exigidos por Normas Regulamentadoras.
  • Assessoria à Procuradoria Federal na instituição: emissão de pareceres técnicos e subsídios relacionados à saúde laboral.
  • Análise de eventuais acidentes de trabalho: ação coordenada com a Divisão de Perícias, na proposição de medidas preventivas e corretivas no caso da ocorrência de tais eventos.
  • Rodas de conversas/palestras/eventos voltadas para a saúde mental do servidor: servidores da DASST elaboram eventuais rodas de conversas/palestras/eventos, com o intuito de trabalhar alguns temas importantes com diferentes grupos dentro da instituição. São realizadas a partir de demandas direcionadas ao Serviço de Psicologia e/ou feedback em campanhas produzidas.
  • Intervenção psicológica em grupos/equipes de trabalho: em equipes que solicitam suporte psicológico por distintas razões, são realizadas intervenções ou trabalhos grupais, desenhados de acordo com cada situação.
  • Mediação de conflitos: orientação e suporte na mediação de conflitos relacionais, realizado por servidores da DASST com capacitação técnica no assunto.
  • Realização de atendimentos psicológicos individuais relacionados ao trabalho: a DASST conta com duas psicólogas, oferecendo escuta qualificada e suporte/acolhimento sem julgamentos, para dialogarem sobre questões relacionadas ao trabalho. Trata-se de atendimento psicológico breve e focal, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento das dificuldades e na construção de estratégias que promovam saúde e satisfação no trabalho. Para maiores informações sobre o Serviço de Psicologia da PROGEPE, clique aqui
  • Elaboração de laudos/pareceres psicológicos para subsidiar decisões administrativas: determinados tipos de processos relacionados à saúde do servidor podem requisitar elaboração de parecer técnico psicológico para subsidiar decisões administrativas – mudança de setor, remoção por saúde, concessão de horário especial, dentre outras situações.