Solução TIC: Conceito

Fonte: www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/conceito-de-solucao-de-tic

Equipamentos e dispositivos
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
  • Desktop
  • Notebook
  • Tablet
  • Monitor de vídeo
  • Scanner
  • Impressora, impressora térmica
  • Coletor de dados do tipo PDA
  • Serviço de manutenção desses equipamentos
  • Mouse & teclado
  • Câmera fotográfica
  • Gravador de áudio 
  • Webcam adquiridas isoladamente
  • Projetor multimídia
  • Televisor
  • Dispositivos RFID
  • Plotter & Impressora 3D
  • Aparelho telefônico (fixo e smartphone)
  • Drone

 

Software e Aplicativos
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
Programas de computador que realizam ou suportam o processamento de informações digitais, independente da forma de licenciamento (perpétuo, subscrição, cessão temporária). Programas embarcados em equipamentos

 

Impressão e Digitalização
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
Serviços de impressão, cópia e digitalização de documentos  Impressão 3D, impressão gráfica (plotagem e banners)

 

Comunicação de Dados
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
  • Solução de videoconferência
  • Transmissão digital de dados e informações entre dispositivos
  • Sistemas e redes de comunicação, incluindo acesso à Internet (como links MPLS, WAN/LAN)
  • Telefonia fixa (STFC), Telefonia Móvel (SMP), VoIP (voz sobre IP), Central telefônica, PABX (física ou virtual)

 

Infraestrutura de TIC
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
Serviços associados ao conjunto de componentes técnicos, hardware, software, bancos de dados implantados.

Procedimentos e documentação técnica usados para disponibilizar informações, certificação digital, operação e suporte técnico.

  • Vigilância patrimonial (CFTV)
  •  Controle de acesso físico (portas, catracas e elevadores)
  • Cabeamento estruturado (fibra ótica, conectores, conduítes e cabos de rede)
  • Infraestrutura elétrica (nobreaks e geradores) e sistema de refrigeração e de combate a incêndio, ainda que instalados em datacenter.

 

 

Suporte e Atendimento a Usuário
É Solução TIC NÃO é Solução TIC
  • Serviços de atendimento a requisições de suporte a infraestrutura de TIC
  • Resolução de incidentes e investigação de problemas 
  • Suporte técnico de microinformática a usuários de TI
Call center ou contact center para serviços gerais não relacionados exclusivamente à TIC.