Divisão de Infraestrutura e Redes (DIR)

 


Equipe:

Coordenação:
Charles Rodrigues Bastos

Administração de Dados:
Cristian Assis Nunes
Marcio Vinissius Fernandes Furtado

Administração de Datacenter:
Ricardo Lazzari da Rosa
Sandro Lemos Oliveira

Gerenciamento de Cloud:
Leonardo Matthis Fischer
Rogerio Marques Cresseri

Google Workspace:
Yucatan Costa

Implantação e Manutenção de Redes:
Marcelo Marchesan
Ronaldo Canofre Mariano dos Santos

Segurança:
Fernando Della Flora
Luciano de Pelegrini Lopes

Serviços web:
Jean Samarone Almeida Ferreira

Telecom:
Guilherme dos Santos Giuliani
Jonatan Mielke Fagundes


Contato:

e-mail: dir@unipampa.edu.br


Atribuições:

Coordenação:

  • Atuar na gestão dos projetos e atividades da divisão, assim como  representá-la perante a direção e demais setores da instituição;
  • Definir, juntamente com a direção sobre projetos, prioridades e demandas pertinentes à Tecnologia da Informação;
  • Delegar tarefas, atividades, escalas e remanejamento da equipe quando necessário, visando preservar a continuidade de serviços essenciais;
  • Coordenar o estudo de documentações, na abrangência de consultoria e projetos, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções;
  • Coordenar as atividades internas ou de suporte, bem como os projetos que ampliem o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, através da administração, prestação, treinamento, elaboração de documentações e estabelecimento de padrões que ofereçam soluções em concomitância com consultorias e projetos de inovação, sendo:
    • Consultoria: Serviço de consultoria com recomendações técnicas e externas;
    • Avaliação e Aquisição de Hardware/Software: Serviço de consultoria para analisar e emitir um parecer técnico sobre pedidos de compra de hardware e software (orientação em aquisições e licitações), mantendo um controle das solicitações.
    • Projetos: Serviço de gestão e coordenação com planejamento (análise, determinação, identificação, definição, estabelecimento, implantação, controle e avaliação) de atuais e novos projetos Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
  • Suporte aos processos administrativos de aquisição de equipamentos (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência).

Administração de Datacenter:

  • Manter e gerenciar os equipamentos dos data centers da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC), por meio de processos e procedimentos que objetivem a continuidade e estabilidade dos serviços institucionais. 
  • Realizar manutenções periódicas, programadas ou emergenciais nos equipamentos dos DC. 
  • Monitorar e propor ações que visem a contingência de energia, manutenções para a preservação física, refrigeração adequada e a segurança, como no controle de acesso ou organização do local.
  • Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência de servidores/sistemas/serviços, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções.
  • Manter os servidores/sistemas através da sua instalação, configuração e manutenção contemplando a gestão de sistemas operacionais atualizados, com patches de segurança instalados e seguindo as recomendações quanto a padrões de segurança com o envio de logs para um servidor centralizado (aplicações deverão ser mantidas, gerenciadas e continuadas sob a responsabilidade do solicitante/requerente do serviço).
  • Alguns serviços contemplados, são o Active Directory (AD), Active Directory Domain Service (ADDS), Flexible Single Master Operation (FSMO), Active Diretory Certificate Service (ADCS), Network Policy Server (NPS), Group Policy Object (GPO), Distributed File System (DFS), File Server Resource Manager (FSRM), Key Management Service (KMS) / Volume Activation Management Tool (VAMT), Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Virtualização,  Windows Server Backup (WSB), Windows Server Update Services (WSUS), Windows Deployment Services (WDS). Bolsistas, Gestão Administrativa e Unificada de CHAmados (GAUCHA), Software de Gestão de Impressão (SGI), TIC Wiki;
  • Suporte aos processos administrativos (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência) de aquisição Servidores, Storages, notebooks, nobreaks, geradores, e demais dispositivos pertinentes ao ambiente de datacenter;

Telecom:

  • Suporte ao sistema de Videoconferência da instituição;
  • Informar sobre a disponibilidade de sistemas;
  • Suporte às equipes da DTIC e STIC nos projetos de rede.
  • Serviços relacionados ao sistema VoIP: Projetar, planejar, monitorar e manter o pleno funcionamento e operação dos servidores VoIP em todas as unidades da instituição. Incluindo interconexões, falhas e alarmes, manutenção preventiva mensal e fiscalização. Fone@RNP;
  • Elaborar e/ou contribuir para criação de projetos de infraestrutura de telecomunicações;
  • Suporte aos processos administrativos (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência) de aquisição ou contrato de serviços de telefonia, links de internet e demais dispositivos pertinentes ao ambiente de telecomunicações;
  • Realizar manutenções periódicas, programadas ou emergenciais nos equipamentos de VoIP e telecomunicações;
  • Manter e gerenciar os equipamentos de VoIP e telecomunicações, por meio de processos e procedimentos que objetivem a continuidade e estabilidade dos serviços institucionais;
  • Administração do portal VoIP da Unipampa;
  • Administração de Máquinas Virtuais para os Serviços VoIP, considerando snapshots, backups, atualizações, upgrades e monitoramento de recursos.

Segurança:

  • Manter e gerenciar os serviços de SI, sendo a Análise de Riscos, Assessoria, Auditoria, 
  • Manter e gerenciar os backups dos serviços institucionais providos pela DTIC, realizando o monitoramento dos backups realizados e atuando para restauração dos serviços em caso de desastre.
  • Manter e gerenciar a solução Firewall dos DC e das unidades (aplicação de políticas de segurança, Intrusion Prevention System (IPS), Virtual Private Network (VPN site-to-site e client-to-site), seguindo as recomendações quanto a padrões de boas práticas e segurança.
  • Atender e responder a incidentes de segurança reportados por órgãos externos e por usuários da instituição;
  • Manter, gerenciar e auditar os sistemas e serviços oferecidos pela DTIC no que compete a auditoria e análise de vulnerabilidades, sistema de gerenciamento de logs e aplicação de patches de segurança.
  • Manter e gerenciar sistema de monitoramento operacional visando a notificação imediata em caso de incidentes, incluindo o monitoramento dos ativos dos data centers, dos links, dos ativos de rede, dos sistemas, dos serviços, tráfego de rede e internet com o objetivo de informar os responsáveis pelos serviços em caso de problemas, no menor espaço de tempo possível;
  • Abrir chamados junto aos fornecedores, quando da indisponibilidade dos links de internet das unidades;
  • Gerar mensalmente relatório de Acordo de Nível dos Serviços (ANS) dos serviços essenciais e links internet da instituição;
  • Suporte aos processos administrativos de aquisição de ativos de segurança, de software ou hardware (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência).

Implantação e Manutenção de redes:

  • Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência dos ativos de rede, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções;
  • Manter e gerenciar as definições e modelos de configuração a serem aplicados nos dispositivos de rede, seguindo recomendações de segurança e manuais de boas práticas. A gestão dos ativos de rede contempla a conectividade cabeada (cabeamentos ethernet e fibra óptica, switches e gbics), a conectividade Wi-Fi (Access Points (AP) e controladoras);
  • Manter e gerenciar as definições e modelos de configuração a serem aplicados nos servidores de rede (DHCP, RADIUS, PRIME), seguindo recomendações de segurança e manuais de boas práticas. 
  • Prestar suporte às equipes de TI das unidades quanto às manutenção e configuração das redes cabeadas e Wi-Fi;
  • Desenvolvimento de projetos que visem melhorias e atualizações do ambiente de rede, gerenciando sua implantação nas unidades;
  • Fiscalização em contratos de aquisição e/ou contratação de serviços relacionados às redes institucionais;
  • Suporte a definição do quantitativos de ativos de rede a serem adquiridos e sua distribuição para as unidades.
  • Suporte aos processos administrativos de aquisição de ativos e/ou serviços de rede (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência).