Na terça-feira, 25, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), realizou a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento da Região da Unipampa. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e servidores da Universidade. Além dos representantes dos dez municípios onde há campus da Unipampa, participaram autoridades de Cacequi, Cachoeira do Sul, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Encontro reuniu autoridades dos municípios da região de atuação da Unipampa – Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa
Conforme a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Fátima dos Santos Bucco, o objetivo do evento é aproximar a Unipampa da gestão dos municípios para promover o desenvolvimento desta região. O vice-reitor da Unipampa, Maurício Vieira, reforçou essa ideia e destaca “o início do debate na luta pelos desafios do desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, onde muitos municípios que fazem fronteira com os países vizinhos possam se sentir valorizados e prestigiados dentro da estrutura que hoje a Universidade tem”.
Vice-reitor destacou a importância da aproximação entre a Universidade e os municípios da região – Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa
Pela manhã, o vice-reitor e os pró-reitores apresentaram os aspectos normativos, estruturais e funcionais da Universidade. Os diretores dos dez campi também tiveram a oportunidade de expor a estrutura e as atividades de suas unidades. Outro assunto debatido foi a educação a distância e o projeto da Universidade Aberta do Brasil, que está ampliando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
Atualmente, a Unipampa possui polos de Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil nos municípios de Alegrete, Cacequi, São Sepé, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, Santana do Livramento, Quaraí, Itaqui e Jaguarão. A fim de obter informações sobre essa forma de ensino e estreitar parcerias, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, participou do evento. Prestes também tem interesse em cadastrar o município como polo UAB. Confira o que ele disse:
Fonte: Portal da Unipampa