Atualização do Moodle traz layout amigável e responsivo

A comunidade acadêmica da UNIPAMPA conta desde o início do ano com uma versão atualizada do Moodle. Dentre as novas funcionalidades da plataforma de aprendizagem, destaca-se o novo layout, a inclusão de recursos de design responsivo – o que faz com que a tela se adapte melhor a dispositivos móveis comotablets e smartphones –, um editor de textos mais amigável, além de melhorias no gerenciamento de arquivos no editor de texto.

Conforme explica o coordenador de Apoio ao Usuário (CAU) do NTIC, professor Sandro Camargo, a atualização resolveu uma defasagem tecnológica de cinco anos, devido à falta de atualização regular da versão do Moodle desde 2008:

– Como exemplo principal, usuários de dispositivos móveis, que hoje são responsáveis por 5% dos acessos no Moodle UNIPAMPA, tinham muita dificuldade de navegar no ambiente antigo. A nova versão está plenamente adaptada para utilização por usuários de dispositivos móveis – explica.

Paralelamente, os links para diversas redes sociais também foram incluídos, permitindo uma interação mais ampla dos alunos com a Universidade.

moodle

Instância atualizada permite fácil navegação em diversos dispositivos

O Moodle – acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, um software livre de apoio à aprendizagem executado em ambiente virtual – é usado principalmente como recurso auxiliar para o ensino presencial de graduação e pós-graduação, sendo útil para atividades que variam desde a simples oferta de arquivos e listas de exercícios até avaliações online com correção automática. Além disso, o ambiente também é usado em cursos de capacitação de servidores, em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, e como ambiente de interação entre membros de GTs (Grupos de Trabalho), Conselhos, Comissões e Fóruns.

Atualmente, o Moodle UNIPAMPA registra em torno de 2 mil acessos diários. Conforme o coordenador da CAU, somente em 2013 foram criadas mais de mil novas disciplinas no ambiente virtual.

– Este número representou um incremento de quase 100% em relação à quantidade de disciplinas criadas no ano anterior. Desde 2007, o ambiente já registra quase 3 mil disciplinas oferecidas.

Aulas mediadas por computador

A Universidade ainda não oferta cursos exclusivamente pelo Moodle, mas como ressalta Camargo, com o credenciamento EaD da instituição, abre-se uma nova possibilidade. “Em breve passarão a ser oferecidos cursos e disciplinas preponderantemente à distância, com o suporte indispensável de ferramentas de EaD, incluindo o Moodle”, afirma.

O professor avalia que a tecnologia está mudando a forma dos estudantes aprenderem. “Isto é um fato irrefutável. As novas gerações de estudantes são nativas do mundo digital. Eles estão plenamente adaptados à forma de aprendizagem online e colaborativa, por estarem imersos em um ecossistema digital onde a tecnologia está por todos os lados”.

Camargo destaca que a tecnologia habilita o ensino multimodal, na qual o professor é apenas uma das mídias envolvidas no aprendizado.

– Hoje, alguns alunos da UNIPAMPA já podem chegar em casa e olhar quantas vezes quiserem o vídeo com a explicação do assunto apresentado em aula. Depois disso, ele pode fazer exercícios sobre o assunto e ter suas respostas corrigidas no mesmo instante, com comentários a respeito do seus erros. Automaticamente, o professor já tem acesso às respostas da turma e sabe qual tópico ele precisará revisar na próxima aula. Tudo isso ocorre online, exatamente do jeito que as novas gerações gostam – comenta.

O impacto da aplicação destas novas tecnologias já foi medido dentro da instituição, e há exemplos bem sucedidos em atividades de ensino que conduziram a uma melhora no desempenho dos estudantes, como o descrito no artigo “Contribuições do projeto IGUAL: Um estudo de caso”, disponível em http://www.laclo.org/papers/index.php/laclo/article/view/74.

Contatos e suporte

Os manuais com orientações de uso para professores e alunos estão disponíveis na página principal do Moodle (https://moodle.unipampa.edu.br). O suporte aos docentes para criação de disciplinas continua sendo feito a partir do Sistema de Abertura de Chamados (http://chamados.unipampa.edu.br).

Fonte: Informativo UNIPAMPA/ACS

O Informativo UNIPAMPA é produzido quinzenalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa, com novidades sobre o que está acontecendo na instituição, serviços e oportunidades.

Acesse também as matérias em https://sites.unipampa.edu.br/informativo/.