Unipampa vai atualizar Moodle para versão 4 para oferecer mais recursos à educação a distância

Por Emanuelle Tronco Bueno

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-vai-atualizar-moodle-para-versao-4-para-oferecer-mais-recursos-educacao-distancia

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Núcleo de Educação a Distância (Nead) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), realizará alterações e atualizações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, versões “presencial” e “a distância”. As atualizações ocorrem no dia 07 de agosto, durante o período de recesso acadêmico de 2024, pois é um momento de menor utilização do sistema pela comunidade acadêmica, evitando impactos nas atividades em caso de possíveis indisponibilidades. Segundo o Nead e a  DTIC, já está sendo realizada a homologação da versão atualizada, bem como a atualização de manuais e a conscientização da comunidade acadêmica.

Os setores envolvidos na ação explicam que a atualização para versão mais recente, o Moodle 4, era uma demanda urgente institucional, pois a versão utilizada anteriormente não recebe mais suporte e atualizações de segurança. Além disso, esta versão mais atual oferece novos recursos, tornando este AVA mais responsivo e direcionado para as atividades de ensino e aprendizagem. Assim, professores e alunos podem aprimorar suas experiências na plataforma, explorando recursos educacionais com mais facilidade.

Os usuários que desejarem testar a nova versão da plataforma podem acessar a versão de demonstração. As instruções de acesso estão na própria página.