Workshop MOODLE – Etapa assíncrona

Orientações sobre a participação nos Workshops

• Acontecem  paralelamente no MOODLE EaD.
  • Cada participante poderá escolher dois workshops para participar.
  • A participação no workshop será aferida pela barra de progresso e pela realização das atividades propostas pelos mediadores.

Detalhes sobre os Workshops

• Título: Design visual para quem não é designer: uma introdução a linguagem visual

Mediador(es): Henrique Rockenbach de Almeida

Resumo: A proposta deste workshop é apresentar elementos para a produção de imagens e diagramação de materiais sejam eles didático-pedagógicos ou de comunicação.O foco não será sobre o uso de aplicativos ou programas, mas sim uma introdução a linguagem visual e a tipografia. Serão apresentados conhecimentos sobre os elementos estruturais das imagens, tais como ponto, linha, plano, cor, textura, material, tempo, bem como as relações estabelecidas por estes: escala, proximidade, repetição, contraste, alinhamento, figura/fundo, camadas, modulação, hierarquia, diagrama, deslocamento, duração e ritmo. Também será abordado o uso da tipografia, área que abrange o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.

• Título: Experiências e práticas no uso do moodle no ensino presencial e a distância

Mediador(es):  Aden Rodrigues Pereira e Denise Aparecida Moser

Resumo: O presente workshop visa apresentar nossas experiências no uso da plataforma moodle a partir das ferramentas nele presentes, bem como de ferramentas externas(aplicativos, redes sociais, etc.) que podem funcionar como valiosos instrumentos de aprendizagem podendo ser utilizados tanto no próprio ambiente moodle quanto em paralelo a ele. Como workshop, procuraremos colocar em prática algumas das atividades que desenvolvemos com os alunos nos Curso o de Letras EaD Institucional e UAB.

• Título: Oferta EaD na Graduação: do Planejamento à Avaliação

Mediador(es): Isaphi Jardim Alvarez, Lisete Funari Dias  e Mônica de Souza Trevisan

Resumo: Este workshop tem por objetivo instrumentalizar os participantes em relação à organização dos Projetos Político-Pedagógicos de Cursos (PPCs) e à avaliação dos cursos de graduação no processo de oferta de componentes curriculares na modalidade a distância. Quanto à organização dos PPCs, pretende-se apresentar as orientações do documento “Elementos do PPC de Graduação da UNIPAMPA”, template dos projetos e fluxos de tramitação de PPCs. Sobre o desenvolvimento e a avaliação dos cursos, serão apresentadas as diversas formas de avaliação, sejam elas, internas (autoavaliação,  avaliação dos docentes pelos discentes, resultados da autoavaliação institucional) e externas (Enade e processos de autorização/reconhecimento/renovação de reconhecimento com visita in loco do INEP), como indicadores que devem subsidiar a gestão no processo de reflexão e replanejamento dos cursos.

• Título:  A Extensão na Unipampa: um olhar sobre a modalidade EaD

Mediador(es): Daniela Oliveira Lopes, Rubya Mara Munhoz de Andrade

Resumo:  O Workshop tem como objetivos refletir o conceito de extensão universitária contextualizando sua relação histórica, social e política; apresentar, de forma resumida, como se dá o fluxo da extensão no âmbito da Unipampa; instrumentalizar os participantes com os documentos institucionais e nacionais que balizam a extensão universitária, os quais abrangem cursos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade Ead; apresentar exemplos de ações de extensão que já contam com carga horária de extensão EaD; discutir possibilidades e perspectivas de como a extensão pode ser realizada em cursos Ead da Unipampa.

• Título: Pesquisa e Inovação

Mediador(es):  Ana Paula Manera Ziotti, Caroline Costa Moraes, Fabiana Campos de Borba Vincent.

Resumo: O presente workshop tem como objetivo nortear os participantes sobre a escrita de projetos de pesquisa bem como apresentar uma introdução sobre propriedade intelectual (registro de marcas, patentes, direitos autorais, cultivares, entre outros).

• Título: O Surdo e a Universidade: desafio e perspectiva da acessibilidade

Mediador(es): Keli Krause , Willian da Motta Brum, Bruna Todeschini , Cássia Michele Virgínio da Silva, Deise Lisiane Soares Luiz  e Paula Maiane da Silva Cavalheiro

Resumo: O presente trabalho tem o propósito de organizar e orientar o sistema educacional de surdos de forma acessível para Ensino Superior. Está sendo produzido com a finalidade de promover e colaborar com a acessibilidade em Libras no Ensino Superior. O objetivo é viabilizar o entendimento sobre as possibilidades e capacidades humanas. É possível contribuir para um melhor trabalho e comunicação entre as pessoas surdas na Universidade, principalmente quanto ao acesso à informação e igualdade de direitos.