Em Montevidéu, dos dias 24 a 26 de outubro de 2010 ocorreu o 5º Congreso Uruguayo de Química Analítica. Como nas edições anteriores, esse evento busca promover e fortalecer vínculos na área analítica, contribuindo para a formação e fortalecimento da comunicação entre os diferentes pesquisadores da comunidade científica, a fim de enriquecer e atualizar os conhecimentos relacionados aos tópicos da Química Analítica. O Congresso apresentou áreas temáticas como saúde, meio ambiente, indústria, pesquisa e desenvolvimento.
Os alunos do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE), liderado pelo Professor Dr. Rafael Roehrs, participou deste evento com 11 trabalhos na modalidade poster. Estavam presentes alunos de mestrado e doutorado do Curso de Pós-Graduação em Bioquímica e de alunos de graduação do Curso de Ciências da Natureza e de Farmácia.
O trabalho “Validação de método cromatográfico para quantificação de compostos fenólicos por CLAE-DAD” de autoria de Murilo Ricardo Sigal Carriço, Andressa Rossini Goulart, Mateus Cristofari Gayer, Bruna Piaia Ramborger, Elton Luis Gasparotto Denardin e Rafael Roehrs, foi contemplado com o Primeiro lugar na modalidade poster.
O GIPPE é um grupo de pesquisa que foi criado em 2012, possui 7 pesquisadores dos quais 2 são da UFSM, 6 estudantes de graduação dos cursos de Ciências da Natureza, 5 mestrandos e 3 doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde desta Universidade. O Grupo também possui várias colaborações com outros grupos de pesquisa, um deles é o Laboratório de Estudos Físico-químicos e Produtos Naturais, liderado pelo Prof. Dr. Elton Luis Gasparotto Denardin.