Objetivos | GIPPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino

Objetivos

Há uma significativa necessidade de iniciativas que promovam pesquisas no âmbito da educação. Neste sentido, metodologias alternativas e inovadoras de ensino para potencializar os processos de aprendizagem apresentam-se como um dos principais eixos para a eficácia da melhoria social do país. Porém, é eminente a relevância de pesquisas na área de educação desde que visem, não somente a coleta e análise de dados para a problematização, mas, sobretudo proposições de alternativas viáveis para a qualificação educacional em todos os seus domínios. O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino têm como objetivo principal a potencialização da prática docente, seja na formação inicial com alunos de licenciatura ou continuada através de professores em atuação. Com isso, o grupo busca reforçar o desenvolvimento de propostas educativas que visam melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem na educação básica e superior. Procura-se também desenvolver a produção do conhecimento científico através de metodologias alternativas de experimentação, tecnologias da informação e comunicação e ainda reforçando a inserção de acadêmicos na pesquisa, aproximando assim a realidade escolar da prática científica. Cursos de capacitação para professores da rede básica de curta ou longa duração e elaboração de materiais didáticos alternativos também compõe o quadro de atividades desenvolvidas pelo grupo.

Objetivos específicos:

Criar uma ciêncioteca – local onde os professores poderão locar kits práticos para ensinos de conteúdos específicos da química, física e biologia. Os kits serão, preferencialmente, de material reciclado e os roteiros escritos pelos alunos participantes do projeto.

Pesquisar métodos práticos de ensino – buscar métodos de ensino práticos que faça com que os alunos aumentem sua aprendizagem e a contextualização do conteúdo teórico através da prática.

Capacitação e Formação continuada – oferecer cursos de formação continuada em métodos práticos e virtuais de ensino para os professores da rede de ensino da região de Uruguaiana.

Introdução dos acadêmicos na pesquisa – introduzir os alunos no mundo da pesquisa, orientando eles a coletar e analisar dados para publicações e apresentações em congressos da área.

Grupo de suporte para NTIC – Oferecer suporte a professores e alunos no uso de Novas Tecnologias de Informação e comunicação e ambientes virtuais (Moodle e google docs). Auxiliar os professores na inclusão do Moodle na sala de aula, no uso de questionários de execução de avaliação e de outros recursos disponíveis na plataforma.  Incentivar o uso de “google docs” para disponibilizar exercícios ou textos.

Grupo de apoio em ensino-aprendizagem de química (GAEnAQ)  – grupo de alunos voluntários do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que irão ministrar aulas de reforço em química para os alunos do ensino médio, preparando-os para as olimpíadas de química.