Uruguaiana, 03 de fevereiro de 2017
Excelentíssimo Reitor Marco Antonio Fontoura Hansen
Ilustríssimos Componentes desta Mesa
Meus Caros e Prezados Alunos
Srs. Pais, Familiares e Amigos
Antes de mais nada, quero dizer que fiquei muito feliz e emocionado por ter sido escolhido paraninfo desta turma. Confesso que a cada etapa ultrapassada, o que mais me deixava feliz era a sensação de que podia contribuir, de alguma forma, para o crescimento de vocês. Tivemos momentos polêmicos, lúdicos, sérios, críticos, mas sempre dentro de um clima de respeito e liberdade. Sabemos que estas condições são essenciais para que haja um debate franco de nossas ideias e, ao mesmo tempo, a formação de bons profissionais e cidadãos. Tentarei ser sintético, pois no início estava tão nervoso e não sabia se escrevia uma odisseia de três volumes, ou apenas uma carta.
Sei o quanto essa solenidade é importante para vocês, formandos, mas sei também que é provavelmente, ainda mais importante para seus pais, familiares e as pessoas que os amam. Sendo assim, expresso nesse momento aos senhores pais, esposas, maridos e demais familiares dos formandos, meu respeito e admiração pelo indispensável apoio e incentivo oferecido a eles no decorrer do curso. A faculdade, que era um sonho, tornou-se agora realidade, talvez o maior passo até o momento para a realização pessoal e profissional.
Alguns vão entender a minha frase: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura… Sim a persistência de vocês está sendo recompensada. O passado é o ontem… não volta mais, apenas nos ensina a não cometer mais os mesmos erros. O presente é o agora, uma tênue percepção da existência que separa o passado do Futuro… Futuro que se desdobra em uma página em branco que vocês podem preencher como vocês bem entenderem. Falando em passado, presente e futuro…. uma singela viagem ao passado…
Alguns anos atrás vocês bateram à porta da universidade buscando conhecimento, passaram pelo famoso trote universitário… foram iniciados e se tornaram aprendizes de química, física, biologia e educação… Tentou-se muito transmitir e ampliar o que vocês já traziam na bagagem…até porque já dizia Lavoisier, “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. ” No início tudo era novo e desafiador, mas águas paradas não movem moinhos…e vocês seguiram em frente. Como um rio foram abrindo o seu espaço. No início o caminho é solitário, com a busca de livros, sites, vídeos, entre tantas fontes. Noites intermináveis de aula e estudos, abrindo mão de família e amigos.
Mas no seu percurso, um rio encontra outros, e sempre soma suas águas. Então, o caminho deixa de ser solitário, e durante a graduação vocês se tornaram nossos companheiros e de seus colegas também, se preocupando e ajudando a quem precisasse, experimentando o lado emocional e espiritual da futura profissão de vocês. Começaram a conhecer uma nova dimensão e isso se intensificou nos estágios, onde vocês conheceram e se conectaram à realidade de alunos, os seus futuros aprendizes. E assim perceberam que não é só o conhecimento que será exigido de vocês, até porque não é só de pão que vive o homem. Os seus mestres se tornam amigos. Claro que em meio a tudo isso vinham as disciplinas de química… águas e suas transformações na natureza….O rio muitas vezes se tornava turbulento, e nem sempre tudo foi neutro, muitas vezes estava mais para o ácido, não é? Buscamos juntos concentrar o conhecimento e jamais diluir, diluir apenas as preocupações e ansiedades… ações e reações que auxiliavam o aprendizado de vocês.
Hoje é o início do futuro… e digoSer mestre é fácil, mas se tornar mestre como é difícil! E hoje vocês dão o primeiro passo ao caminho que os tornará mestres!!! Já dizia Amos Alcott “O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência”, buscamos incentivar pessoas a pensar, refletir, ter opinião própria… que saibam se posicionar e, quando necessário, reconhecer seus erros. A educação deve ser libertadora, e influenciada por nossas ações e atitudes, nossos exemplos e muito pouco por nossa fala.
Immanuel Kant fala que O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Com isso mostro a responsabilidade que hoje vocês estão recebendo após o seu juramento. Vocês serão vistos, ouvidos e exemplos para no mínimo dezenas de pessoas por dia. Vocês serão responsáveis pela educação da geração de filhos e quem sabe netos das pessoas que aqui estão. E segundo o dicionário Aurélio, educação é a Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém. A educação vai além da química, física e biologia. Ser educador é servir de exemplo, é demonstrar o que é a justiça, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Cito uma frase de Benjamim Franklin “Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”. Envolvam e despertem a curiosidade dos seus aprendizes, façam que eles os superem. Pois o futuro vai depender dos próximos aprendizes a se tornarem mestres. Perceberam a grande responsabilidade que vocês estão recebendo? Todos nós um dia já passamos pelas mãos de um professor, todos nos lembramos de um professor que nos marcou. A nossa profissão pode estar desvalorizada, pode estar desacreditada, mas nunca percam a esperança nela . Ela trará o reconhecimento como maior recompensa, pois vocês servirão de exemplo para as próximas gerações.
Foi no exercício dessa profissão que vocês escolheram ou que escolheu vocês, que aprendi o que é imortalidade. O importante não é o que levamos dessa vida, até porque dela não levamos nada…. o que realmente importa é o que deixamos…. a imortalidade não está em nós, está naqueles que nos cercam… e vocês se tornaram imortais…. pois sempre lembrarei de vocês, não como memórias em meu cérebro, mas como lembranças guardadas em meu coração… E até meu último dia de vida, falarei da minha felicidade deste dia.
Termino dizendo até breve minha colega e meu colega, espero vê-los em breve recebendo a mesma honra que recebi de vocês… Contem sempre comigo
Muito Obrigado!
Prof. Rafael Roehrs