Espaço reativo: Aprendendo brincando | GIPPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino

Espaço reativo: Aprendendo brincando

Quando são inseridos na Universidade, muitos estudantes se deparam com diversas dificuldades que podem comprometer sua permanência na vida acadêmica. Uma dessas dificuldades é a retenção nos componentes curriculares básicos dos cursos de graduação. A química constitui a área básica de muitas formações profissionais de diversas áreas como: a saúde, educação, tecnologias, engenharias, etc. Devido a abstração dos seus conteúdos, ela apresenta-se como uma das principais responsáveis pelos índices de retenção. Metodologias alternativas de ensino contribuem de maneira significativa nos processos de ensino aprendizagem, neste sentido uma novidade no ensino é a aplicação de jogos didáticos. Este trabalho visa oferecer aulas complementares a estudantes dos cursos de Ciências da Natureza, Farmácia e Aquicultura nas componentes curriculares que envolvam conteúdos de química geral. A metodologia utilizada para essas atividades de ensino será de maneira lúdica através de jogos didáticos e outras atividades. Os principais resultados esperados são a contribuição com os processos de ensino aprendizagem e estabelecer os jogos como uma metodologia ativa de ensino para a graduação.