Discurso como paraninfo da 6ª turma de Ciências da Natureza | GIPPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino

Discurso como paraninfo da 6ª turma de Ciências da Natureza

Uruguaiana, 03 de fevereiro de 2017

Excelentíssimo Reitor Marco Antonio Fontoura Hansen
Ilustríssimos Componentes desta Mesa
Meus Caros e Prezados Alunos
Srs. Pais, Familiares e Amigos

Antes de mais nada, quero dizer que fiquei muito feliz e emocionado por ter sido escolhido paraninfo desta turma. Confesso que a cada etapa ultrapassada, o que mais me deixava feliz era a sensação de que podia contribuir, de alguma forma, para o crescimento de vocês. Tivemos momentos polêmicos, lúdicos, sérios, críticos, mas sempre dentro de um clima de respeito e liberdade. Sabemos que estas condições são essenciais para que haja um debate franco de nossas ideias e, ao mesmo tempo, a formação de bons profissionais e cidadãos. Tentarei ser sintético, pois no início estava tão nervoso e não sabia se escrevia uma odisseia de três volumes, ou apenas uma carta.
Sei o quanto essa solenidade é importante para vocês, formandos, mas sei também que é provavelmente, ainda mais importante para seus pais, familiares e as pessoas que os amam. Sendo assim, expresso nesse momento aos senhores pais, esposas, maridos e demais familiares dos formandos, meu respeito e admiração pelo indispensável apoio e incentivo oferecido a eles no decorrer do curso. A faculdade, que era um sonho, tornou-se agora realidade, talvez o maior passo até o momento para a realização pessoal e profissional.
Alguns vão entender a minha frase: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura… Sim a persistência de vocês está sendo recompensada. O passado é o ontem… não volta mais, apenas nos ensina a não cometer mais os mesmos erros. O presente é o agora, uma tênue percepção da existência que separa o passado do Futuro… Futuro que se desdobra em uma página em branco que vocês podem preencher como vocês bem entenderem. Falando em passado, presente e futuro…. uma singela viagem ao passado…
Alguns anos atrás vocês bateram à porta da universidade buscando conhecimento, passaram pelo famoso trote universitário… foram iniciados e se tornaram aprendizes de química, física, biologia e educação… Tentou-se muito transmitir e ampliar o que vocês já traziam na bagagem…até porque já dizia Lavoisier, “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. ” No início tudo era novo e desafiador, mas águas paradas não movem moinhos…e vocês seguiram em frente. Como um rio foram abrindo o seu espaço. No início o caminho é solitário, com a busca de livros, sites, vídeos, entre tantas fontes. Noites intermináveis de aula e estudos, abrindo mão de família e amigos.
Mas no seu percurso, um rio encontra outros, e sempre soma suas águas. Então, o caminho deixa de ser solitário, e durante a graduação vocês se tornaram nossos companheiros e de seus colegas também, se preocupando e ajudando a quem precisasse, experimentando o lado emocional e espiritual da futura profissão de vocês. Começaram a conhecer uma nova dimensão e isso se intensificou nos estágios, onde vocês conheceram e se conectaram à realidade de alunos, os seus futuros aprendizes. E assim perceberam que não é só o conhecimento que será exigido de vocês, até porque não é só de pão que vive o homem. Os seus mestres se tornam amigos. Claro que em meio a tudo isso vinham as disciplinas de química… águas e suas transformações na natureza….O rio muitas vezes se tornava turbulento, e nem sempre tudo foi neutro, muitas vezes estava mais para o ácido, não é? Buscamos juntos concentrar o conhecimento e jamais diluir, diluir apenas as preocupações e ansiedades… ações e reações que auxiliavam o aprendizado de vocês.
Hoje é o início do futuro… e digoSer mestre é fácil, mas se tornar mestre como é difícil! E hoje vocês dão o primeiro passo ao caminho que os tornará mestres!!! Já dizia Amos Alcott “O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência”, buscamos incentivar pessoas a pensar, refletir, ter opinião própria… que saibam se posicionar e, quando necessário, reconhecer seus erros. A educação deve ser libertadora, e influenciada por nossas ações e atitudes, nossos exemplos e muito pouco por nossa fala.
Immanuel Kant fala que O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Com isso mostro a responsabilidade que hoje vocês estão recebendo após o seu juramento. Vocês serão vistos, ouvidos e exemplos para no mínimo dezenas de pessoas por dia. Vocês serão responsáveis pela educação da geração de filhos e quem sabe netos das pessoas que aqui estão. E segundo o dicionário Aurélio, educação é a Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém. A educação vai além da química, física e biologia. Ser educador é servir de exemplo, é demonstrar o que é a justiça, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Cito uma frase de Benjamim Franklin “Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”. Envolvam e despertem a curiosidade dos seus aprendizes, façam que eles os superem. Pois o futuro vai depender dos próximos aprendizes a se tornarem mestres. Perceberam a grande responsabilidade que vocês estão recebendo? Todos nós um dia já passamos pelas mãos de um professor, todos nos lembramos de um professor que nos marcou. A nossa profissão pode estar desvalorizada, pode estar desacreditada, mas nunca percam a esperança nela . Ela trará o reconhecimento como maior recompensa, pois vocês servirão de exemplo para as próximas gerações.
Foi no exercício dessa profissão que vocês escolheram ou que escolheu vocês, que aprendi o que é imortalidade. O importante não é o que levamos dessa vida, até porque dela não levamos nada…. o que realmente importa é o que deixamos…. a imortalidade não está em nós, está naqueles que nos cercam… e vocês se tornaram imortais…. pois sempre lembrarei de vocês, não como memórias em meu cérebro, mas como lembranças guardadas em meu coração… E até meu último dia de vida, falarei da minha felicidade deste dia.
Termino dizendo até breve minha colega e meu colega, espero vê-los em breve recebendo a mesma honra que recebi de vocês… Contem sempre comigo
Muito Obrigado!

Prof. Rafael Roehrs