III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

 

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Sobre o evento: a escola de inverno do GNAP em 2022 tem como tema central o processamento de sinais biológicos. Ao longo dos dias de estudo, participantes terão contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e poderão vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados.

Objetivos: qualificar estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Público-alvo: em ordem de prioridade, profissionais graduados e cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), pós-doutorandos, profissionais graduados, estudantes de graduação realizando iniciação científica na área, estudantes de graduação e estudantes de ensino médio ou técnico.

Como será o evento: a EIB GNAP 2022 acontecerá em dois formatos. No formato presencial, teremos 30 vagas ofertadas. No formato online não há limite para participação. Em ambos os formatos será emitido certificado de participação para quem assistir 90% os mais das aulas e alcançar escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final da escola.

Presencial – as aulas presenciais acontecerão no auditório do prédio do NUPEVI (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Vida) da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

Online – as aulas serão transmitidas ao vivo via Zoom em link privado que será compartilhado com os inscritos.

Inscrições: Aa EIB GNAP 2022 é um evento gratuito e com emissão de certificado para inscritos que tiverem 90% de frequência de participação e obterem escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de Junho, 12h. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para confirmar que de fato poderá participar, pois temos um número limitado de vagas. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar, e se por algum motivo desistir depois de ter feito a inscrição, nos avise enviando um e-mail para gnap@unipampa.edu.br! Nós vamos entrar em contato com os(as) inscritos(as) e pedimos a todos(as) que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de Junho, após o término do período de inscrições.

Programação:

26/07 terça-feira (síncrono)

17:00h – 19:00h – Atividade pré-evento: visita aos laboratórios de pesquisa do PPGMCF UNIPAMPA

27/07 quarta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – Abertura do evento

08:30h – 10:00h – Módulo 1: Amostragem de sinais (como definir a taxa de amostragem correta?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 2: Filtragem de sinais (como funciona um filtro?)

14:00h – 17:00h – Módulo 3: Análises temporais e suas aplicações (quais os passos básicos para uma análise de séries temporais?)

28/07 quinta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – acolhida

08:30h – 10:00h – Módulo 3: Análises de frequência e suas aplicações (o que as análises de frequência revelam além do visto com séries temporais?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 3: Soluções de problemas (coletando e filtrando dados; determinando critérios de onset e offset; visualizando e comparando resultados)

14:00h – 16:00h – Módulo 4: Estudo de casos (análises estatísticas incluindo análises estatísticas de picos e curvas)

29/07 sexta-feira (assíncrono)

08:00h – 17:00h – atividades de avaliação serão enviadas para os(as) participantes resolverem ao longo do dia

Professores:

Andre Gustavo Pereira de Andrade

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutor em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) e possui especialização em Estatística e Matemática pela UFLA. Coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG desde 2015, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2019-2021), e Pesquisador na Área de Biomecânica no Projeto de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Outra temática de interesse envolve a utilização de sensores inercias e machine learning no reconhecimento de padrões no esporte.

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Felipe Pivetta Carpes

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde leciona disciplinas de biomecânica, cinesiologia, trabalho de conclusão de curso, e redação científica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, é editor associado da Sports Biomechanics, e membro eleito do conselho executivo da International Society of Biomechanics. Estuda como o nosso corpo se adapta e se recupera a estímulos positivos e negativos envolvidos com o exercício físico e cognitivo. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação em estudos com humanos e outros modelo pré-clínicos visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação ou reabilitação. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência e a inovação didático-pedagógica no ensino superior, assim como o estabelecimento de novos grupos de investigação na área de biomecânica na América Latina levando em conta a diversidade e a equidade.

Confira nossa escola anterior nessa temática