GNAP participa do XXIX Congress of the International Society of Biomechanics e prof. Felipe Carpes é nomeado presidente eleito da International Society of Biomechanics

O XXIX Congresso da International Society of Biomechanics aconteceu em Fukuoka (Japão) entre os dias 30 de Julho e 03 de Agosto de 2023. O principal congresso da área ocorre a cada dois anos, e neste ano de 2023 coincidiu também com o aniversário de 50 anos da International Society of Biomechanics.

A UNIPAMPA esteve representada no evento pelo prof. Felipe P Carpes.  O professor esteve ativamente envolvido na apresentação de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, nas temáticas de predição de fatores de risco para lesão de joelho no esporte e desenvolvimento de tecnologias markerlesss para captura 3D de movimentos. A apresentação dos resultados destes projetos, que tem fomento CNPq e FAPERGS, não apenas refletiu avanços significativos na área, mas também demonstrou a dedicação do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica da UNIPAMPA à exploração de soluções inovadoras para desafios biomecânicos complexos.  Além de suas contribuições como pesquisador, o professor Carpes teve papel fundamental na coordenação de sessões temáticas durante o congresso.

O evento também foi um importante marco na história do desenvolvimento da biomecânica na américa latina. Como sempre acontece, o congresso também recebeu o conselho executivo da International Society of Biomechanics, que em sua reunião anual discutiu temas de relevância para o avanço da área e nomeou novos diretores. Com as eleições realizadas em 2023, a International Society of Biomechanics nomeou seus novos conselheiros, sendo que o professor Felipe P Carpes, após uma trajetória de quase uma década de atuação no conselho executivo, foi eleito como o presidente da sociedade, uma honra e responsabilidade de magnitude notável. Isto porque o professor da UNIPAMPA  é o primeiro latino americano a ocupar a posição de presidente eleito na International Society of Biomechanics. Com isso, o professor começa agora um ciclo de 6 anos na liderança da sociedade, com diversos papeis de tomada de decisão e representação da área em todo o mundo.

A nomeação do professor Felipe P Carpes como presidente da International Society of Biomechanics também carrega o prestígio da Universidade Federal do Pampa, sua instituição de afiliação. Esse marco não apenas representa um feito notável para a comunidade de biomecânica do Brasil, mas também posiciona o país como um protagonista influente no cenário internacional da pesquisa biomecânica.

ISB Congress Fukuoka 2023. O evento contou com mais de 1500 participantes de diferentes locais do mundo.

.

Prof. Felipe (terceiro da esquerda para a direita) junto com outros dirigentes da Sociedade Internacional de Biomecânica.

.

Momento da nomeação do prof. Felipe Carpes como presidente eleito da International Society of Biomechanics.

.

Apresentação de trabalhos realizados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana, junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.