Processo Seletivo Unipampa 2021: conheça o Campus Bagé

A cidade de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, é a sede da Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e também a sede do Campus Bagé da Instituição de ensino. Na unidade, funcionam 11 cursos de graduação, sendo seis licenciaturas e cinco engenharias. No Processo Seletivo 2021, são ofertadas 525 vagas para ingresso nesse campus, de um total de 3.335 vagas na soma dos 10 campi da Unipampa.

O Campus Bagé hoje é o lar acadêmico de 1.800 estudantes, distribuídos na graduação, nas duas especializações e nos cinco mestrados em andamento na Unidade. Com uma infraestrutura completa de prédios, laboratórios, biblioteca, planetário e Restaurante Universitário, corpo docente e técnico altamente qualificado, o Campus oferece uma formação universal, com experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão que preparam o estudante não só para o exercício profissional, mas para todos os aspectos de sua vida.

Atualmente, o estudante que ingressa no Campus Bagé pode se vincular a um dos 90 projetos de pesquisa em andamento, ou a um dos 76 projetos de extensão em desenvolvimento. São projetos liderados pelos docentes do Campus e que são financiados com bolsas CNPq, Fapergs ou PDA.
“Para além da experiência de ensino que vai ter, que ele vai aprender um ofício, uma carreira, o estudante pode, numa universidade federal, pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, ele vai ter atividades relacionados à pesquisa e à extensão que corroboram para uma formação mais universal do próprio graduando, seja na área das licenciaturas, seja na área das engenharias”, afirma o diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica.

Estudantes das licenciaturas em Física, Letras – Português, Letras – Línguas adicionais Inglês e Espanhol, Matemática, Música e Química têm a oportunidade de iniciação à docência desde o princípio do curso, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A partir da metade do curso, o Programa Residência Pedagógica incentiva e apoia a formação do novo professor. Estudantes das Engenharias de Alimentos, Computação, Energia, Produção e Química têm oportunidade de desenvolver atividades na Empresa Júnior, além do Programa de Educação Tutorial (PET), que envolve todos os cursos.

O diretor do Campus destaca que todos os cursos possuem laboratórios dedicados a atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão para uma formação de qualidade dos graduandos, somando 58 laboratórios no total. “Em decorrência da expansão de projetos, o Campus identificou a necessidade de retomar as obras do bloco 5, que será um bloco destinado a laboratórios específicos das áreas das engenharias e das licenciaturas”, completa o docente.

Bica reforça, também, a qualidade da formação que os educandos recebem no Campus Bagé, e aponta o sucesso do ingresso dos graduados em ingressar em programas de mestrado e doutorado fora de Bagé, somado ao exercício profissional, como indicativos dessa trajetória qualificada. O coordenador acadêmico, Fernando Junges, reforça essa ideia, e pontua que, além da questão acadêmica, o estudante encontra no Campus Bagé um espaço de vivência e acolhida de muita qualidade.

Saiba mais sobre o ingresso na Unipampa em 2021 explorando o site do Processo Seletivo e conheça o Campus Bagé e os demais campi.

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia de covid-19

Fotos: Ronaldo Estevam e Milene Marchezan