Conhecendo as Rochas Ígneas!

Vulcão

       As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas.  São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas.

         As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas. Através de processos de condução de calor do núcleo terrestre, e desintegração de elementos radioativos o manto terrestre é aquecido (e resfriado por perda de calor para a crosta/atmosfera). Em função disso, embora sólido, ao longo de milhões de anos o manto apresenta comportamento fluidal (plástico; semi-sólido).

Mas se a o manto é sólido, como o magma se forma?

         Quando se tem temperaturas e pressões ideais no manto terrestre, as rochas lá existentes se fundem e tornam-se liquidas, formando assim o magma! [Leia mais sobre Gradiente(s) Geotermal(is)].   

Curiosidade:
» Rochas ricas em Sílica tendem a se fundir em temperaturas menores e geram líquidos mais viscosos. [por isso, o quartzo é tão abundante na crosta terrestre, assim como as rochas graníticas, que são ricas em quartzo]
» Já as rochas pobres em Sílica tendem a se fundir em temperaturas mais altas e geram líquidos magmáticos menos viscosos

         Assim, após o magma ter sido formado, o próximo passo é a solidificação dele, para então as rochas ígneas serem formadas. E de certa forma, o modo como esse liquido magmático foi resfriado e solidificado é que vai determinar o tipo de rocha ígnea. Existem 2 grandes grupos de rochas ígneas, as:

Rochas Intrusivas  e as Rochas Extrusivas

Rochas Intrusivas: São aquelas rochas que se formam pela solidificação do liquido magmático abaixo da superfície terrestre. Também chamadas de Plutônicas, apresentam em geral minerais maiores e bem formados em relação as rochas extrusivas. Em função de serem formadas em profundidade, seu resfriamento torna-se muito mais lento e gradual, fazendo com que os minerais tenham tempo de se formar e cristalizar mais lentamente, por isso, em geral esse tipo de rocha apresenta-se como fanerítica. (Ex: Granito, Veja nossa galeria de Rochas Plutônicas )

Rochas Extrusivas: Também conhecidas como Rochas Vulcânicas são formadas na superfície terrestre. Sob baixas temperaturas e pressões, o resfriamento do magma (que passa a ser chamado de LAVA quando está sobre crosta) torna-se muito mais rápido. Assim, essas rochas em geral tendem a ser mais afaníticas ou fanerítica fina, pois em função de seu resfriamento ser tão rápido, os minerais não tem um tempo suficiente para se organizarem e formarem cristais de tamanho maior. (Ex: Basalto, Veja nossa galeria de Rochas Vulcânicas)

 Lava