Diferença entre Rocha e Mineral

Qual a diferença entre ambos?

É muito comum as pessoas confundirem o que é uma rocha e o que é um mineral, principalmente aqueles que não estão em contato com a geologia diariamente. Neste post veremos as diferenças existentes em cada uma.

Mas para isso, é interessante que vejamos a definição de ambas:

Vejamos uma boa definição de MINERAL:

∇ Mineral, é toda substância, de origem natural, que quando passa dos estados liquido ou gasoso para o sólido, adquire um arranjo atômico altamente ordenado com composição química homogênea e definida. Assim manifestando forma poliédrica exterior.

A partir desta definição, podemos fazer algumas conclusões sobre os minerais:

  1.                    Ele deve ser de ORIGEM NATURAL: Para ser considerado um mineral, ele deve ter sido formado, necessariamente por processos naturais, esta especificação se dá para que haja uma diferenciação entre aqueles que são produzidos em laboratório.
  2.              Apresentar ARRANJO ATÔMICO ALTAMENTE ORDENADO: Indica um arranjo ordenado dos átomos e íons na sua estrutura interna, ou seja um mineral sempre vai apresentar um padrão geométrico regular e repetitivo na sua estrutura interna. Ao contrário dos minerais, aqueles sólidos que não apresentam estrutura interna bem definida são chamados de AMORFOS, como exemplos de sólidos amorfos, temos obsidiana e o próprio vidro. (mineraloides)
  3.                Ter uma COMPOSIÇÃO QUÍMICA HOMOGÊNEA E DEFINIDA, mas não necessariamente fixa, implica que determinado mineral pode ser – sempre, descrito por uma determinada formula química especifica, e como escrito anteriormente, ela não é fixa, pode ocorrer de haver outros elementos químicos “agregados” à formula geral do mineral. Para exemplificar podemos falar sobre a formula do quartzo, que é SiO2 quando cristalizado somente nesta fórmula, formará cristais transparentes, porém, quando no processo de formação – cristalização, ocorre a agregação do ferro bivalente (Fe2+) na composição química,  o mineral deixará de ser transparente e passará a ser roxo, formando assim, a variedade do quartzo chamada ametista (quartzo roxo)
  4.                      FORMA POLIÉDRICA EXTERIOR: Por consequência do seu arranjo atômico altamente ordenado, os minerais necessariamente apresentarão formas poliédricas em seu exterior. (leia sobre os 14 Retículos de Bravais)

Já conseguimos definir o que é um mineral, agora vamos a uma definição de ROCHA

∇ Rocha é um sólido de ocorrência natural, formado pela agregação de um ou mais minerais ou mineraloides e/ou restos orgânicos∇

Ou seja, rocha uma rocha é formada a partir de minerais, eles são os constituintes básicos de uma rocha! como já sabemos as rochas podem ainda, serem dividas em 3 grandes grupos, as Ígneas (Plutônicas e Vulcânicas), as Sedimentares e as Metamórficas

por: Diogo Gabriel Sperandio