MVGP recebe visita de alunos da Escola Nossa Senhora das Graças

No dia 25 de Agosto de 2019 os alunos do 5° ano da Escola Nossa Senhora das Graças de Caçapava do Sul, visitaram a Unipampa Campus Caçapava do Sul e tiveram um aula interativa com os colaboradores do MVGP.

A aula interativa foi ministrada para aproximadamente 40 alunos do 5° ano e dividida em três assuntos. O primeiro assunto foi voltado para ensinar alguns conceitos básicos de geologia como tipos de rocha, intemperismo, tempo geológico e sobre as rochas da região.  Para explicar  e facilitar a aprendizagem desses conceitos foram utilizadas lupas de mesa, amostras dos principais tipos de rochas (ígneas, sedimentares e metamórficas) e a maquete das litologias e topografia da região de Caçapava do Sul. Desse modo, os alunos conseguiram interagir melhor e poder observar o assunto que estava sendo transmitido de maneira prática.

A segunda parte da aula foi voltada para explicar a origem e as características do calcário encontrado na região conhecia como “Caieiras” contida dentro do complexo metassedimentar Passo Feio, pois os alunos estavam estudando o assunto e iriam realizado uma visita técnica em uma das mineradoras de calcário da região. Para explicar essa segunda parte  foram utilizadas os mesmo materiais e metodologias da primeira parte, entretanto, apenas com o foco nas amostras dos mármores de onde é extraído o calcário.

A terceira e última parte da aula foi focada em ensinar sobre os diferentes tipos de solos, suas proveniências  e seus horizontes, que também era um assunto que os alunos estavam estudando. Foram utilizadas além das metodologias já citadas, a adição de amostras de solos de Caçapava do Sul, um mais orgânico, outro arenoso e um contendo calcário.  Confira as fotos: